Seminfra orienta ciclistas sobre uso da ciclovia na Fernandes Lima em dias de chuva

Orientação é que ciclistas reduzam velocidade em dias de chuva para evitar acidentes

Ascom Seminfra 21/02/2024 às 17:33
Seminfra orienta ciclistas sobre uso da ciclovia na Fernandes Lima em dias de chuva
Ciclovia da Fernandes Lima tem 5 km de extensão. Foto: Ascom Seminfra

Projetada respeitando todos os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a ciclovia da Fernandes Lima leva conforto, segurança e tranquilidade a milhares de ciclistas todos os dias, em Maceió. No entanto, assim como os carros nas rodovias, em períodos de chuvas, os amantes da bicicleta devem ficar atentos e utilizar o equipamento público com cautela, reduzindo a velocidade.

A ciclovia da Fernandes Lima tem 5 km de extensão e vai da Praça Centenário até a entrada do Canaã. Ela é feita de concreto, possui sinalização horizontal e vertical e, em alguns pontos específicos, a pista foi construída de madeira.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a madeira foi utilizada para proteger as raízes das árvores, pois o órgão municipal optou por preservá-las, garantindo harmonia da cidade com a natureza.

Além disso, nas localidades onde a pista da ciclovia é mais próxima da via de tráfego, a Seminfra instalou guarda-corpos para proteger os ciclistas de possíveis acidentes.  Em dias de chuvas, conforme explica o secretário da Seminfra, Lívio Lima, os ciclistas devem tomar ainda mais cuidado, porque a pista de madeira, onde ficam as árvores, pode ficar escorregadia.

 “Mas isso não ocorre porque o piso foi mal projetado. Isso se deve à queda das folhas das árvores que, quando chove, ficam grudadas no piso, gerando uma superfície escorregadia. Os ciclistas não precisam deixar de usar a ciclovia, que é segura e atende a todas as exigências dos órgãos de trânsito. A orientação é apenas para que tenham atenção redobrada, da mesma forma que há orientação a motoristas nas rodovias quando estão molhadas”, informa o secretário.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350