Seminfra inicia recuperação de galeria em avenida do Graciliano Ramos

Com uma inspeção feita pelas equipes de drenagem, órgão identificou que as paredes dos poços de visitas tinham sido danificadas

Mariane Rodrigues/ Ascom Seminfra 10/04/2024 às 14:10
Seminfra inicia recuperação de galeria em avenida do Graciliano Ramos
Serviço de recuperação da rede de drenagem no Graciliano Ramos. Foto: Mariane Rodrigues/ Ascom Seminfra

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) iniciou a obra de recuperação da galeria de água pluvial na Avenida Fernando Couto Maia, localizada no Graciliano Ramos, que fica no bairro Cidade Universitária.

Segundo o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, na localidade foi aberto um buraco após as chuvas que caíram em Maceió.

Com uma inspeção feita pelas equipes de drenagem, o órgão identificou que as paredes dos poços de visitas tinham sido danificadas.

Assim, a Seminfra iniciou os serviços para garantir a segurança e a trafegabilidade da via, além de manter o sistema de drenagem funcional.

Também no bairro Cidade Universitária, a Seminfra começou a executar os serviços de recuperação de galerias, em duas ruas do Conjunto Eustáquio Gomes. As vias que estão recebendo os serviços são a Napoleão Lopes Arroxelas e a Doutor Fábio Wanderley.

Infraestrutura implanta, recupera e faz manutenção da rede de drenagem

Quando as chuvas caem em uma cidade, a água é direcionada para as tubulações por meio das sarjetas e bocas de lobo, fluindo para as redes de drenagem e desaguando diretamente no mar ou em outro recurso hídrico. Esse processo minimiza os impactos causados durante o período chuvoso, reduzindo ou eliminando alagamentos.

A Seminfra possui um setor de drenagem dedicado exclusivamente ao escoamento da água da chuva. As ações consistem na limpeza das galerias, recuperação e substituição do sistema de drenagem, além de implantação de tubulações de águas pluviais em áreas que ainda não contam com esse tipo de infraestrutura. O órgão também recupera bocas de lobo, sarjetas, dentre outros equipamentos do sistema.

Gabriel Rodas salienta que a Seminfra não atua em sistema de esgoto, sendo essa a responsabilidade das concessionárias de água e esgoto de cada região.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350