Renasce Salgadinho: urbanização e ciclovia transformam entorno do riacho Águas Férreas

Ações melhoram infraestrutura urbana e revitalizam os recursos naturais da região

Maria Maia / Secom Maceió 28/02/2024 às 10:00
Renasce Salgadinho: urbanização e ciclovia transformam entorno do riacho Águas Férreas
Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

A maior obra ambiental da história de Maceió, o Renasce Salgadinho, segue avançando e já muda paisagens na cidade. É uma fase de renovação e revitalização urbana. O bairro de Cruz das Almas é um dos beneficiados pela ação; no local, acontecem obras de urbanização e requalificação ambiental do riacho Águas Férreas,ordenamento da calçada e implantação de uma ciclovia.

Além da urbanização, uma estação elevatória está sendo construída no local. O equipamento conduzirá, no tempo seco, o esgoto que hoje chega ao riacho. As intervenções, que fazem parte do Renasce Salgadinho, requalificarão o Águas Férreas e outros riachos que compõem a bacia do Reginaldo e Salgadinho. Ação que vai reduzir problemas ambientais resultantes do crescimento urbano desordenado ao longo dos anos.

Outra grande ação é a urbanização da área entre as avenidas Gustavo Paiva e Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, um passo fundamental para melhorar a qualidade de vida dos moradores e promover uma cidade mais sustentável.

Nessa região já foram construídos 500 metros de calçada e 500 metros de ciclovia, proporcionando um ambiente mais seguro e acessível para pedestres e ciclistas.

Neuriland de Moraes mora há 55 anos perto do riacho Águas Férreas e lembra como o local era antes das obras do Renasce Salgadinho.

“Eu sofria muito com o mau cheiro e com a lama. Moro aqui há 55 anos e nunca vi uma obra dessas sendo feita. Quando cheguei para morar aqui dava pra tomar banho no riacho e depois veio esse esgoto. A gente sofria muito com o mau cheiro, muitos prometiam, mas não faziam. Essa obra é um sonho realizado", contou emocionada.

Neuriland também falou da importância da revitalização dos espaços, que contribuiu com o aumento na prática de esportes na região.

"Agora temos espaço para fazer caminhada, e isso beneficiou muito os moradores de Cruz das Almas. Estávamos esperando por essa obra há mais de 50 anos. Agradeço a Deus e ao prefeito JHC por essa iniciativa que chegou ao nosso bairro”, finalizou.

Neuriland de Moraes mora há 55 anos perto do riacho Águas Férreas. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Neuriland de Moraes mora há 55 anos perto do riacho Águas Férreas. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Na região do riacho Águas Férreas já foram implantados mais de 8.035,85 metros de rede de esgotamento sanitário, que irão receber os resíduos que antes chegavam de maneira clandestina ao Riacho Salgadinho e aos seus afluentes. Com a conclusão da obra, esse material será conduzido para o Emissário Submarino.

Nas margens do riacho, foram colocadas mais de 890 colunas DSM, cada uma com 80 centímetros de diâmetro. Essas colunas têm o objetivo de reforçar as paredes existentes, evitar erosões e infiltrações que acabam provocando desníveis nas vias laterais.

Renasce Salgadinho

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, frutos de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350