Renasce Salgadinho: Prefeitura realiza ação em unidade de saúde e explica obras no Vale do Reginaldo

Equipe socioambiental segue realizando ações junto com a comunidade

Daniel Paulino / Ascom UGP 08/03/2023 às 16:00
Renasce Salgadinho: Prefeitura realiza ação em unidade de saúde e explica obras no Vale do Reginaldo
Equipe socioambiental segue realizando ações junto com a comunidade. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió.

A Prefeitura de Maceió continua percorrendo a área de influência da obra do Renasce Salgadinho com ações de orientação e explicação de como vai funcionar a parte operacional da maior intervenção ambiental já vista na capital. Nesta semana, a equipe socioambiental esteve na Unidade de Saúde da Família, no Vale do Reginaldo, para participar de atividades voltadas para saúde da mulher. 

A obra, que tem o objetivo de requalificar ambientalmente os riachos do Reginaldo, Salgadinho e seus afluentes depende, em boa parte, da contribuição da sociedade que mora na área de influência da obra, já que hábitos como o descarte irregular de resíduos precisam ser modificados.

“É através de ações como essas, na semana da mulher, que intensificamos o diálogo com a dona de casa e orientamos que não basta a gestão pública executar a obra, é preciso que a sociedade venha contribuir com práticas corretas, como descartar o lixo no local correto”, disse Lavínia Tenório, coordenadora executiva da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP). 

Além de explicar o que está sendo feito e como será a obra, a equipe socioambiental entrega ainda um panfleto, que contém mais informações e o número 156, para que em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões as pessoas possam entrar em contato. 

Renasce Salgadinho 

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350