Renasce Salgadinho: Prefeitura fomenta o empreendedorismo feminino no Vale do Reginaldo

Ação aconteceu em alusão ao mês da mulher e beneficiou mais de 60 mulheres

Daniel Paulino / Ascom UGP 27/03/2023 às 11:51
Renasce Salgadinho: Prefeitura fomenta o empreendedorismo feminino no Vale do Reginaldo
Ação em alusão ao mês da mulher beneficiou mais de 60 mulheres. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió.

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, levar mais oportunidades e buscar impulsionar a independência financeira de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social no Vale do Reginaldo, no bairro do Poço, o projeto Renasce Salgadinho, concluiu na última semana, um curso de capacitação profissional de design de sobrancelhas que beneficiou mais de 60 mulheres. 

A equipe socioambiental realizou consulta pública, porta a porta, entre as mulheres da comunidade para entender qual curso elas gostariam de fazer, caso tivessem a oportunidade. As aulas tiveram uma carga horária de 12 horas e alternou entre momentos práticos e teóricos. 

Dayane Neri, de 31 anos, que já trabalha como técnica de enfermagem e foi uma das alunas do curso, contou que aproveitou as férias do trabalho para se especializar em mais uma área profissional.

“Enxergo esse curso como uma renda extra, para complementar o que a gente já tem dentro de casa. Achei maravilhoso, principalmente por ele ser feito em uma comunidade, onde tem muita gente carente e que não teve uma oportunidade de estudo. Sim, é possível refazer e mudar de vida, mesmo sendo mais velha. Nunca é tarde para ser independente”, disse. 

Durante as aulas, as participantes tiveram acesso ao material didático, que contava com uma apostila, além do material prático que também foi utilizado. 

Já para Cleonice da Silva, que mora na comunidade junto com o esposo e seus dois filhos, fazer o curso é dar início a um sonho que durante alguns anos acabou sendo reprimido pela ausência de oportunidade e apoio do poder público.

“Quero abrir um negócio para mim, quero juntar a minha experiência e as aulas do curso e conseguir ter minha independência financeira. Hoje eu estou aqui, graças ao projeto Renasce Salgadinho, me especializando. É o começo de um sonho que está se concretizando. Está sendo uma benção, pois será uma renda a mais dentro de casa, a gente que é mãe sempre pensa muito nos nossos filhos”, contou. 

A professora, Natália Lira, que ministrou as aulas, falou da felicidade em participar de um momento tão importante e destacou que o curso vai muito além de ensinar a parte técnica. “Além de promover as mulheres do Vale do Reginaldo, o curso também acaba mostrando que é possível levar qualidade de vida para as famílias, que é possível empreender sem abrir mão dos filhos, sem abrir mão da casa, além de melhorar a auto estima, ampliando a visão de mundo”, explicou.

Renasce Salgadinho 

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350