Renasce Salgadinho: Moradores do entorno do Riacho Águas Férreas comemoram chegada de obras na região

Além das obras estruturantes, a região de Cruz das Almas será contemplada com nova área de convivência

Daniel Paulino/Ascom UGP 19/03/2023 às 19:13
Renasce Salgadinho: Moradores do entorno do Riacho Águas Férreas comemoram chegada de obras na região
Dona Gilda comemora a chegada de obras na região. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió.

Com o sorriso no rosto e um olhar de esperança, Gilda Ferino, que cresceu e reside no bairro de Cruz das Almas, acompanha de perto as obras da Prefeitura de Maceió, que integram o projeto Renasce Salgadinho. O objetivo das intervenções que acontecem em diversos bairros da capital é requalificar ambientalmente os riachos da cidade, dentre eles o Águas Férreas. Além disso, o projeto prevê a urbanização de toda a área que fica entre as Avenidas Gustavo Paiva e Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito. 

Diante de tantas expectativas, a moradora relembrou um pouco do passado e contou como era agradável desfrutar de um riacho limpo e que garantia o alimento de famílias que já habitavam na região.

“Minha família mora no bairro há 68 anos. Tudo começou quando meu avô resolveu comprar um terreno na região, que na época era utilizado apenas para o plantio e tinha poucas residências. As boas recordações eram as brincadeiras pelas ruas, lembro-me que meu pai pescava no Águas Férreas e por muitas vezes consumimos esses peixes. Já cheguei a tomar banho, inclusive. Ele fazia parte das brincadeiras das crianças”, recordou. 

Ao longo dos anos, com o êxodo rural e o crescimento desordenado da cidade, o riacho começou a receber contribuições de esgoto e o descarte irregular de resíduos, como garrafas pet e até mesmo móveis velhos, fazendo com que ele chegasse a sua atual situação. 

Com a chegada da obra na região, Gilda disse que ficou empolgada e contou como foi seu primeiro contato com o projeto.

“Eu conheci o Renasce Salgadinho, durante uma das ações de entrega de muda aqui em Cruz das Almas. Me ofereceram uma muda, eu disse que queria mamoeiro e ali eu vi que a realidade do meu bairro também iria mudar. Foi uma emoção muito grande. Eu tenho até hoje a planta na minha casa e eu cuido com muito carinho, pois pra mim, ela é o símbolo do início de toda uma revitalização que esse espaço está recebendo. Foram várias gestões, e a gente só via papel e conversa. Eu fiquei muito emocionada quando recebi a muda. Enxergaram Cruz das Almas, enxergaram o Águas Férreas e isso é bom demais”, disse

No local, operários trabalham no período diurno e executam a canalização do riacho, garantindo que não haja erosões, infiltrações e que a passagem da água não ofereça riscos aos moradores da localidade. Após a conclusão desta etapa, a região receberá outras intervenções para que a área fique pronta para iniciar a urbanização, que está em fase final de projeto. 

Renasce Salgadinho

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350