Prefeitura de Maceió retoma os trabalhos de recuperação das encostas

Redação 29/01/2021 às 16:30
Prefeitura de Maceió retoma os trabalhos de recuperação das encostas

Serão sete áreas contempladas, beneficiando aproximadamente quatro mil moradores

A prefeitura de Maceió realizou, nesta sexta-feira (29), uma reunião para acelerar o processo de reconstrução das encostas nas grotas de Maceió. O objetivo é levar maior segurança aos moradores e solucionar o problema dos deslizamentos. Serão sete áreas contempladas, beneficiando aproximadamente quatro mil moradoras.

Reunião sobre recuperação de encostas. Foto: Wilma Andrade

Na oportunidade, foi discutida a necessidade de monitoramento para atuar de maneira preventiva evitando novos deslizamentos antes da quadra chuvosa, prevista para iniciar nos próximos quarenta dias. Entre as ações estão: indenizações de moradores das áreas de risco, limpeza dos terrenos, serviços de drenagem e plantio de vegetação.

As áreas contempladas são: encosta da Chã da Jaqueira; da Chã de Bebedouro; da Grota Bom Jesus – Benedito Bentes II; da Grota do Aterro – Barro Duro; do Complexo São Rafael – Mangabeiras; do Morada dos Palmares – Tabuleiro dos Martins e encosta da Rua Gazeta de Alagoas – Centro.

O secretário municipal de Infraestrutura, Nemer Ibraim, fala da criação do plano de ação de maneira articulada com outras pastas para imprimir um trabalho integrado onde essas pessoas possam ser assistidas de maneira emergencial e continuada. “Vamos construir um grupo de trabalho envolvendo a Defesa Civil, Assistência Social, entre outras, para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou Ibraim.

O município formará uma comissão com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Secretaria Municipal de Governo (SMG), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Defesa Civil.

O secretário Municipal de Governo, Francisco Sales, enfatizou o trabalho integrado entre as Secretarias Municipais para garantir o aceleramento do projeto, já que desde 2017 a verba foi enviada pelo Governo Federal e muitas obras estão com menos de 50% de conclusão.

“A nossa meta é concluir todas as setes encostas que já foram contempladas, mas reconhecemos a necessidade de ampliar esse mesmo serviço para mais 15 comunidades, que precisam de melhorias. Somente quem convive diariamente nesses locais de risco reconhece a urgência de acelerar essas obras”, afirmou Sales.

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, informou que o seu time está pronto para atuar nesta ação. Segundo o gestor, não serão medidos esforços para contribuir com a Seminfra no enfretamento deste problema. “Já estamos discutindo algumas propostas. Agora, depois do raio-X da situação, nós vamos poder pensar num trabalho direcionado para esses moradores”, comentou entusiasmado.

As obras foram iniciadas no ano passado. Uma parte dela está parada à espera de indenizações dos moradores que estão áreas críticas e da continuação dos serviços de infraestrutura, como escadaria drenante, por parte da empresa contratada.

O secretário Ibraim afirma que está empenhado para resolver a situação o mais rápido possível. “Nós temos pressa. Essas pessoas não podem esperar mais. Não vamos descansar até resolver esse problema”, pontuou o secretário.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350