Prefeitura de Maceió retira mais de 1 milhão de quilos de entulhos das galerias em 2022

Geladeira, sofás, televisores e até carcaça de moto estão entre os itens retirados

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Seminfra 16/01/2023 às 14:00
Prefeitura de Maceió retira mais de 1 milhão de quilos de entulhos das galerias em 2022
Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

A Prefeitura de Maceió realizou um intenso trabalho de limpeza de galerias pluviais ao longo do ano de 2022. O serviço, que é realizado de forma preventiva, retirou 1. 231.000 quilos de entulhos entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado. A ação tem como objetivo amenizar alagamentos e combater o descarte irregular de lixo.

A limpeza e a manutenção dos sistemas de drenagem ocorreram em diversos pontos da capital, desde a parte alta até a parte baixa. Os trabalhos foram intensificados após o mês de julho, quando a Prefeitura de Maceió adquiriu novos equipamentos que possibilitaram tornar o serviço preventivo e não apenas emergencial.

“Nós intensificamos o serviço de manutenção preventiva das galerias durante o ano de 2022, que era um serviço que não era executado há anos e hoje, graças aos equipamentos que estão à disposição da Prefeitura, nós estamos conseguindo realizar essa manutenção, com a desobstrução preventiva das galerias de águas pluviais e não só emergencial. Passo a passo estamos fazendo com que o sistema de drenagem funcione novamente”, explica o coordenador-geral de Drenagem, Gabriel Rodas.

O mês de setembro foi o responsável pelo maior volume de entulhos retirados de galerias, totalizando 244,4 toneladas. Entre os materiais retirados ao longo do ano, foi possível encontrar geladeira, televisores, sofás e até a carcaça de uma motocicleta, que foram descartados irregularmente dentro das galerias pluviais.

O descarte irregular de lixo e outros materiais provoca o mau funcionamento do sistema de drenagem, sendo um dos maiores responsáveis pelo alagamento de vias durante o período de chuvas, já que o acúmulo de entulho acaba obstruindo as galerias e impedindo o escoamento das águas pluviais.

Canais de atendimento

A Prefeitura de Maceió dispõe de um canal de comunicação para que o cidadão solicite a coleta de resíduos volumosos, através do número 0800 082 2600 ou do Whatsapp 98802-4834. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que realiza os agendamentos da coleta.

A partir da solicitação, o recolhimento é realizado na porta do morador, sem custos, em até sete dias úteis.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350