Prefeitura de Maceió retira 125 toneladas de entulhos de galerias em novembro

Ação combate descarte irregular de lixo e ameniza alagamentos em período de chuvas

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed 02/12/2022 às 13:15
Prefeitura de Maceió retira 125 toneladas de entulhos de galerias em novembro
Foram retirados em novembro 125 toneladas de entulhos das galerias pluviais. Foto: Júnior Bertoldo/Ascom Seminfra

Dando continuidade aos serviços de limpeza e manutenção de galerias pluviais, a Prefeitura de Maceió já retirou mais de 125 toneladas de lixos, entulho e resíduos de tubulações do sistema de drenagem em ruas de diversos bairros da capital, em todas as regiões da cidade, apenas no mês de novembro.

Equipes de técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) estiveram em mais de 100 ruas e avenidas de 30 bairros, durante todo o mês de novembro, atuando na retirada de entulho e limpeza de tubulação em mais de 111 galerias pluviais, utilizando caminhões de hidrojateamento da mais alta tecnologia na intensificação dos trabalhos.

Ainda em novembro foram mais de 5.134 metros de galerias desobstruídas para a melhoria do escoamento de águas pluviais e, consequentemente, a diminuição do acúmulo de água nestas regiões. Agora, o número de lixo retirado de tubulações já chega a 784 toneladas desde o início do ano.

Em grande parte das vezes, alagamentos em período de chuvas são ocasionados pelo acúmulo de lixo e resíduos descartados irregularmente e que são direcionados para dentro dos sistemas de drenagem, causando grande obstrução e prejudicando o funcionamento pleno dos equipamentos de infraestrutura.

"O acúmulo de lixo nas tubulações é um dos principais causadores de alagamentos aqui na cidade. Na maior parte das inspeções nós constatamos que as instruções acontecem em razão do lixo que é descartado irregularmente pela população. Com os nossos equipamentos nós conseguimos colocar essas galerias para funcionar novamente com a retirada do entulho e limpeza das galerias", explicou o coordenador-geral de Drenagem, Gabriel Rodas.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350