Prefeitura de Maceió realiza oficina de Páscoa com materiais recicláveis em Cruz das Almas

Mais de 60 crianças participaram da ação que faz parte do Renasce Salgadinho

Daniel Paulino/Ascom UGP 10/04/2023 às 11:16
Prefeitura de Maceió realiza oficina de Páscoa com materiais recicláveis em Cruz das Almas
Mais de 60 crianças participaram da ação que faz parte do Renasce Salgadinho. Cortesia: Consórcio DCH

Em alusão às comemorações de Páscoa equipes do projeto Renasce Salgadinho, realizaram na última semana, na Associação de Moradores do bairro de Cruz das Almas, uma oficina de confecção de artigos de decoração e enfeites voltados para a data comemorativa. Mais de 60 crianças participaram da atividade.

Dentre o material utilizado na oficina de arte, tampas de marmitas, que é composto de plástico, foi um dos mais presentes na construção dos rostinhos de coelho. O item leva cerca de 450 a 500 anos para se decompor.

Além de fortalecer vínculos com a comunidade, que é diretamente beneficiada com a maior obra ambiental da cidade, a equipe socioambiental, que constantemente executa ações, também buscou mostrar que objetos que diariamente são descartados de maneira irregular, como a tampa de uma marmita, são bastante úteis e podem ser facilmente reaproveitados.

“Em oficinas como essas mostramos que nem todo resíduo que é descartado, de fato é lixo, pois ele pode ser reaproveitado, gerando renda, por exemplo. Além de falarmos sobre a obra e o que ela significa para o meio ambiente e para nossa cidade, falamos sobre o descarte irregular de resíduos e como isso impacta negativamente nas nossas vidas”, disse Ingrid Mello, gerente ambiental da Unidade Gestora do Programa (UGP). 

Renasce Salgadinho 

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350