Prefeitura de Maceió inicia obra de contenção de encosta em Fernão Velho

Geomantas serão utilizadas para proteger moradores de riscos de desabamento

Mariane Rodrigues/Ascom Seminfra 02/06/2023 às 17:47
Prefeitura de Maceió inicia obra de contenção de encosta em Fernão Velho
Obra de contenção na encosta de Fernão Velho. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta semana, os serviços de contenção em dois pontos da encosta de Fernão Velho. Esta era uma demanda de moradores, condutores e pedestres que trafegam tanto pela parte de cima do terreno que é inclinado, como pela ladeira que dá acesso ao bairro.

As obras de contenção de encostas de Fernão Velho estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e fazem parte do pacote de serviços que vão utilizar as geomantas para a proteção do barranco, em dias de chuva.

Ao todo, 16 pontos em Maceió vão receber esse tipo de tecnologia, totalizando uma área de 21.400 m² e um investimento de R$ 3.252.702,30. O prazo de execução do contrato é de seis meses. As obras de contenção também iniciaram em outras localidades, nas quais existiam pontos críticos, com risco de desabamento.

A Prefeitura de Maceió já iniciou os serviços de contenção em cinco encostas da capital, com destaque para a Morada dos Palmares, no Tabuleiro do Martins; Chã de Bebedouro; Travessa Campo Alegre, no Reginaldo (Poço); grotas da Alegria, no Benedito Bentes; e da Macaxeira, no Jacintinho.

Já foram entregues as obras de encosta na Grota Bom Jesus, no Benedito Bentes; Grota do Rafael, em trechos entre o Jacintinho e a Mangabeiras; e na Grota do Aterro, localizada no Barro Duro.

O secretário de Infraestrutura, Livio Lima, afirma que o início das obras trazem um alento para os moradores que convivem com riscos diariamente, principalmente no período de inverno.

“A Prefeitura de Maceió tem ouvido os apelos dos moradores e tem se debruçado em diversos estudos e projetos para levar à população uma tecnologia segura e eficiente com o objetivo de conter erosões de encostas, evitando qualquer tipo de desmoronamento. Exemplo disso é que, nas partes onde as encostas já receberam os serviços, não houve nenhuma intercorrência por causa das chuvas”, destaca o secretário.

Lívio Lima enfatiza ainda o trabalho em parceria com a Defesa Civil de Maceió. “Trabalhamos em conjunto com a Defesa Civil Municipal, que detecta quais áreas estão em riscos elevados, definimos as prioridades, realizamos os estudos, elaboramos os projetos, licitamos, corremos atrás dos recursos, para enfim a obra começar. São passos que a Prefeitura de Maceió trilha para que toda obra se encaminhe de maneira organizada, levando bons frutos à população”, finaliza.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350