Prefeitura de Maceió inicia implantação de Estação Elevatória no Vale do Reginaldo

Intervenções fazem parte do projeto Renasce Salgadinho

Daniel Paulino / Ascom UGP 21/01/2023 às 08:00
Prefeitura de Maceió inicia implantação de Estação Elevatória no Vale do Reginaldo
Intervenções fazem parte do projeto Renasce Salgadinho. Foto: Júnior Bertoldo/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió iniciou a implantação da primeira Estação Elevatória, que faz parte do Projeto Renasce Salgadinho, no Vale do Reginaldo, no bairro Poço. O equipamento tem como principal objetivo bombear todos efluentes, através da tubulação, até o emissário submarino, no bairro Prado.

Neste primeiro momento, a equipe operacional está executando a implantação das colunas DSM, que são compostas de concreto e irão garantir a estabilidade do solo, evitando assim, com que problemas futuros, como erosões, sejam registrados. Ao longo da obra, outras intervenções serão desenvolvidas, até que o equipamento seja completamente instalado. 

“Com as colunas DSM concluídas, iremos ter mais segurança para iniciar outras interações, e assim, concluirmos a implantação da Estação Elevatória do Vale do Reginaldo, que no projeto acaba sendo popularmente conhecida como a ‘central’, pois todo o esgoto, seja do Águas Férreas, lá de Cruz das Almas, ou até mesmo do Pau D’arco, será encaminhado para esse equipamento, e em seguida destinado ao emissário. Além dessa, outras estações que também fazem parte do projeto também serão implantadas”, informou a coordenadora executiva da Unidade Gestora do Programa (UGP), Lavínia Tenório. 

Renasce Salgadinho

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350