Prefeitura de Maceió conclui mais de 11 mil ligações de esgotamento sanitário

Intervenções beneficiam mais 85 mil maceioenses em diversos bairros

Daniel Paulino/Ascom UGP 17/08/2022 às 18:30
Prefeitura de Maceió conclui mais de 11 mil ligações de esgotamento sanitário
Obras de esgotamento sanitário seguem ocorrendo em diversos bairros da cidade. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura de Maceió segue trabalhando com o objetivo de contribuir com a universalização do saneamento básico. Além de executar uma série de obras, concluiu também, mais de 11 mil ligações de esgotamento sanitário em diversos bairros da capital, beneficiando diretamente, mais de 85 mil maceioenses, que antes não tinham acesso ao serviço.

As ligações consistem em implantar uma pequena caixa, que irá receber os dejetos, na frente das residências beneficiadas, e posteriormente, irão seguir dentro da tubulação até as estações elevatórias.

Bairros do Clima Bom e outra localidades foram beneficiadas com as obras. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Bairros do Clima Bom e outra localidades foram beneficiadas com as obras. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O gerente ambiental da Unidade Gestora do Programa (UGP), Patrick Leite, destacou a importância das obras e o benefício que há para os moradores.

“A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Além disso, as obras irão contribuir para a redução das doenças de veiculação hídrica e, consequentemente, para o aumento da expectativa e qualidade de vida da população, bem como para a preservação do meio ambiente”, explicou. 

Patrick explicou, ainda, que a operacionalização do sistema não será de responsabilidade da gestão municipal.

"Concluímos em 100% a nossa parte, e agora, os moradores devem aguardar as obras da SANAMA e SANEMA para que posteriormente possam destinar o esgoto para a rede coletora”, afirmou. 

Obras seguem em andamento no bairro Cidade Universitária. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Obras seguem em andamento no bairro Cidade Universitária. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Entre os locais beneficiados com as obras estão Clima Bom, Cidade Universitária, Santa Lúcia e Tabuleiro do Martins, localizados na na parte alta da capital alagoana. Também houve intervenções na Garça Torta, Conjunto Gurguri, Conjunto Elias Pontes Bonfim, Praia da Sereia, Ipioca, Riacho Doce e Sauhaçuhy, na região Norte da cidade.

Maceió Tem Pressa 

O programa é fruto do empréstimo de 70 milhões de dólares da Companhia Andina de Fomento (CAF). Desde o seu lançamento, em julho de 2021, a iniciativa já pavimentou mais de 50 km em 11 bairros. Além de proporcionar qualidade de vida para cerca de 300 mil pessoas, as obras também estão garantindo mais de 270 empregos diretos aos maceioenses.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350