Prefeitura de Maceió avança com implantação de colunas DSM nas margens do Salgadinho

Intervenção faz parte do projeto Renasce Salgadinho, desenvolvido pela Prefeitura de Maceió

Daniel Paulino / Ascom UGP 30/09/2022 às 09:00
Prefeitura de Maceió avança com implantação de colunas DSM nas margens do Salgadinho
Objetivo é reforçar as paredes existentes, evitar erosões e infiltrações. Foto: Júnior Bertoldo / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio do Projeto Renasce Salgadinho, segue dando continuidade em ritmo acelerado, na Avenida Deputado Humberto Mendes, nas margens do Riacho, a implantação das colunas DSM. Com duas máquinas em operação, no período diurno, mais de 590 colunas foram implantadas, sendo cada uma com 80 centímetros de diâmetro. 

O principal objetivo é reforçar as paredes existentes, evitar erosões e infiltrações, que acabam provocando desníveis nas vias laterais. Com a conclusão desta etapa, a região receberá intervenções urbanísticas e de recomposição asfáltica, conforme prevê o projeto. 

“Com mais uma máquina em operação, estamos conseguindo garantir maior celeridade no processo de execução das colunas DSM, que são de extrema importância para o projeto. Além de garantir com que as erosões na parede do riacho não sejam mais registradas, elas irão evitar com que as vias laterais tenham aqueles desníveis, que acabam prejudicando os condutores que circulam na região. Após a conclusão desta frente de obra, outras intervenções serão iniciadas na região”, disse a coordenadora da Unidade Gestora do Programa, Lavínia Tenório. 

As intervenções ocorrem na via, no sentido Farol / Praia da Avenida, que vai do Viaduto Ib Gatto Falcão até a linha férrea, e segue, no período diurno, das 7h às 17h. 

As intervenções acontecem na Avenida Deputado Humberto Mendes. Foto: Júnior Bertoldo / Secom Maceió
As intervenções acontecem na Avenida Deputado Humberto Mendes. Foto: Júnior Bertoldo / Secom Maceió

Renasce Salgadinho

O conjunto de obras segue em diversos bairros e irá mudar a realidade da cidade. Os investimentos são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350