Prefeitura de Maceió adquire nova tecnologia para aplicação de asfalto em dias de chuva

Nesta primeira etapa, 25 toneladas do material serão aplicadas em vias de maior movimento de veículos

Maurício Manoel/Ascom Seminfra 30/05/2022 às 09:50
Prefeitura de Maceió adquire nova tecnologia para aplicação de asfalto em dias de chuva
Asfalto ensacado a frio estocado para ser utilizado. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

A Prefeitura de Maceió adquiriu uma nova tecnologia para recuperação de vias mesmo em dias de chuva: o asfalto ensacado a frio. A partir desta segunda-feira (30), nesta primeira etapa, 25 toneladas do material serão aplicadas em vias de maior movimento de veículos que sofreram com os impactos da chuva, formando buracos.

O asfalto ensacado trata-se de uma massa asfáltica de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), fabricada da mesma maneira que o asfalto convencional, mas que recebe composto químico durante o processo de usinagem que permite a estocagem e aplicação a frio em pequenos serviços de tapa buracos.

Asfalto ensacado pode ser aplicado em dias de chuva. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
Asfalto ensacado pode ser aplicado em dias de chuva. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

O asfalto usinado a quente para aplicação a frio, pode ser aplicado na chuva até mesmo em buracos com água. O asfalto convencional deve ser aplicado e compactado a quente e, portanto, quando entra em contato com a água ele esfria e perde a capacidade de resistência e aderência. Já o asfalto frio é concebido para ser aplicado temperatura ambiente, então não sofre este resfriamento e mantêm dessa maneira sua aderência e capacidade de suporte.

“Asfalto ensacado é uma tecnologia aplicada nas grandes capitais do Brasil que teremos aplicação a partir desta segunda-feira na operação tapa-buraco. Essa tecnologia vem sendo utilizada em várias capitais para continuar a operação tapa-buraco mesmo no período chuvoso. É um grande avanço para que possamos garantir a segurança dos motoristas que trafegam nas vias de maior movimento, a princípio”, destacou o secretário de Infraestrutura, Fabrício Galvão.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350