Praça da Jatiúca será revitalizada após 40 anos

Redação 29/04/2021 às 19:00
Praça da Jatiúca será revitalizada após 40 anos

Prefeito JHC assina ordem de serviço para início das obras nesta sexta-feira (30)

Há mais de 40 anos, os moradores da Jatiúca sonham com a revitalização da Praça Carlos Nogueira, palco de muitos momentos vividos pelas famílias que moram no local. Nesta sexta-feira (30), o prefeito JHC assina a ordem de serviço para a revitalização do espaço. A obra está prevista para ser entregue à população até o final do ano.

A moradora Maria Cristina, de 53 anos, lembra que seus pais se mudaram para lá quando ela tinha apenas três. Eles, juntamente com os pais de Yara Costa, de 69 anos, e Rosângela Melo, 62, iniciaram os primeiros cuidados com o espaço que, segundo elas, só tinha areia e se tornou ponto de descarte irregular de lixo.

Preocupados com o grande acúmulo de sujeira, os moradores se uniram para custear as melhorias. Trouxeram máquinas para remover os descartes no local, compraram mudas de diversas plantas e realizaram, com as próprias mãos, a revitalização. De lá pra cá, o local tornou-se ponto de encontro, lazer e de ações culturais desenvolvidas no bairro. E muitos gestores prometeram a revitalização. Para os moradores, a espera pela intervenção do Poder Público tornou-se motivo de ansiedade.

O espaço recebe os cuidados dos moradores que cultivam plantas. Foto: Max Fernandes

“Desde a minha adolescência, aqui era palco de eventos da igreja, do bairro, shows, festas e até carnaval. Mesmo sem estrutura, o espaço é bem utilizado por nós”, relatou Maria Cristina.

Com o anúncio da assinatura da ordem de serviço, a expectativa só cresceu. “Vários prefeitos vieram aqui, prometeram, prometeram e até hoje nada. Esperamos que, em breve, os nossos netos e bisnetos possam desfrutar de um espaço adequado”, contou Rosângela Melo.

Dona Dilma Omena, uma das moradoras mais antigas, cuida do espaço com amor e carinho. Foto: Max Fernandes

Dona Dilma Omena, uma das moradoras mais antigas da região e que, junto com os demais, sempre se importou com o espaço, explicou que tem um enorme carinho com as plantas que ali cultiva e disse que essa atividade se tornou algo fundamental em meio à pandemia do coronavírus. “O que me entretém é o cuidado com as plantas. Desde que conseguimos fazer com que as pessoas parassem de jogar lixo, a gente continua cuidando desse espaço com muito amor e carinho”, conta.

O projeto

A área vai se transformar num parque público, com equipamentos de lazer, espaço cultural, quadra esportiva, bicicletário, local para food truck, ecoponto, entre outros. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET) e será executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

O espaço público contará com uma extensão de terra de aproximadamente 755,00m metros em segmento com a Av. Dona Constança, numa extensão de 162,81m.

Ascom Seminfra

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350