População de Santa Lúcia comemora a chegada da pavimentação ao bairro: “Vitória de 50 anos”

Mariane Rodrigues e Pâmela de Oliveira/Ascom Seminfra 29/01/2024 às 13:26
População de Santa Lúcia comemora a chegada da pavimentação ao bairro: “Vitória de 50 anos”
Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A população do bairro Santa Lúcia, parte alta de Maceió, comemorou o início das obras de pavimentação de 32 ruas do bairro. A Ordem de Serviço foi dada pelo prefeito JHC. Agora, uma espera de cerca de 50 anos vira realidade para os moradores que vivem por décadas em meio à lama e à poeira.

Serão investidos mais de R$ 45 milhões em obras de drenagem e pavimentação no bairro Santa Lúcia. As obras, que terão uma extensão de aproximadamente 9km, devem ser concluídas em 12 meses.

“Estamos visitando vários bairros, manhã, tarde e noite e chegou a hora de estarmos aqui na Santa Lúcia. A poeira aqui no bairro vai acabar. São 32 ruas agora, mas tem muito bairro a ser percorrido. A topografia já chegou, a empresa já instalou o canteiro e agora não tem mais volta”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima.

A pavimentação das ruas de Santa Lúcia é uma reivindicação antiga da população. Moradores relataram que vivem há décadas com ruas de terra, o que provoca uma série de dificuldades de mobilidade, além de afetar diretamente a salubridade da população e os comércios situados na região.

“É uma ordem de serviço tão sonhada e esperada. Brigamos muito por isso, toda a comunidade de Santa Lúcia. Temos uma enorme alegria de estar recebendo essa obra. Primeiramente agradecer a Deus e, também, todo empenho, luta e dedicação da população. Muitos passaram e nada fizeram”, disse a moradora de Santa Lúcia, Rafaela Voss, que também e conselheira tutelar do bairro e esteve presente na celebração da Ordem de Serviço.

Comovido pela conquista, o morador e líder comunitário Luís Gustavo também comemorou a obra. “Estou muito emocionado. Foi uma grande luta e o prefeito veio de braços abertos. Iniciamos lá atrás, não deu certo e o prefeito JHC veio fazer valer a pena. Hoje temos voz, isso posso garantir porque tive livre acesso à prefeitura e agora estamos presenciando a ordem de serviço da obra. Essa é uma vitória de mais de cinquenta anos da população de Santa Lúcia”, declarou.

Proprietária de dois comércios na Rua São José, uma das contempladas pela pavimentação, a moradora Maria Quitéria conta do longo período em que a população lutou por melhorias nas vias do bairro. Ela, por exemplo, vive na região há quase três décadas.

“Moro aqui há quase 30 anos. Quando cheguei não tinha nem luz. Toda a comunidade lutou muito por isso, nos reunimos com o prefeito JHC e conseguimos essa conquista.” Ela conta, ainda, das dificuldades em viver numa rua sem asfalto e da esperança por melhorias. “Na chuva, minha casa entra água. Eu creio que isso tudo vai acabar e que agora nós vamos andar naquilo que merecemos”, afirmou, completando:

A moradora Guiomar Auxiliadora da Silva mora há 23 anos na Santa Lúcia e nutre a esperança de que agora os serviços sairão do papel.

“Uma obra como essa é importante para mudar nossa vida em relação a muitas coisas, como a saúde. No inverno é muita lama e no verão é muita poeira. Nossa esperança é essa, que dessa vez a obra saia. Enquanto eu estiver viva, mantenho minha fé que vai acontecer”, completou.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350