Orla da Jatiúca ganha jardim em área onde funcionava barraca demolida

Novo espaço convida pessoas a parar e contemplar a beleza natural de Maceió

Deborah Freire / Secom Maceió 28/09/2022 às 12:40
Orla da Jatiúca ganha jardim em área onde funcionava barraca demolida
Jardim levou à orla visual mais natural e em harmonia com o ambiente / Foto: Alisson Frazão

Quem passa pela orla de Jatiúca, próximo à entrada da Avenida Amélia Rosa, em Maceió, vê um novo ambiente em frente ao mar que convida a dar aquela paradinha para contemplar a paisagem. Um pequeno jardim, com gramado e coqueiros foi instalado no espaço onde antes funcionava uma barraca que foi condenada pela Defesa Civil.

A obra, projetada pela Zeladoria Municipal e executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, teve como objetivo tornar o espaço mais agradável, bonito e diferente do que já existe na orla.

Espaço ganhou paisagismo e convida pessoas a contemplar a paisagem / Foto: Alisson Frazão
Espaço ganhou paisagismo e convida pessoas a contemplar a paisagem / Foto: Alisson Frazão

O projeto foi pensado para devolver o aspecto mais natural ao litoral de Maceió. “É uma proposta da Prefeitura construir uma orla com menos poluição visual, para que as pessoas tenham mais contato com a natureza e com as belezas naturais da região. De forma harmoniosa e sustentável, o Município transformou a área em um jardim, para que sirva de contemplação, para que as pessoas possam parar, admirar o espaço”, detalha o gerente da Zeladoria, Fábio Palmeira.

O projeto foi elaborado pela arquiteta da Zeladoria, Adriana Codá. Também foi um dos cuidados da obra plantar mudas de coqueiro de tamanho médio para evitar um problema que tem ocorrido com frequência na região. As mudas menores não conseguem se desenvolver porque algumas pessoas retiram o “olho” da planta para fazer artesanato e acabam matando o coqueiro. O ato é condenado pela Prefeitura de Maceió e pelos órgãos de fiscalização ambiental, além das entidades que compõem a rede hoteleira e de bares e restaurantes da Capital.

Confira o antes e depois da intervenção paisagística:

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua do Imperador, 307, Centro.
CEP 57023-060 // Telefone: (82) 3312-5350