Obras da Ecovia avançam e devem ser concluídas no início de 2021

Redação 23/12/2020 às 11:49
Obras da Ecovia avançam e devem ser concluídas no início de 2021

Prefeitura de Maceió deu celeridade às obras que estão perto de ser concluídas

Previsão de entrega da Ecovia Norte é para início de 2021. foto: Marco Antônio

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), já executou cerca de 70% das obras da Ecovia Norte, que vai ligar o Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, ao bairro da Guaxuma, no Litoral Norte da cidade. A previsão de entrega, segundo o secretário de Infraestrutura, Mac Lira, é entre janeiro e fevereiro de 2021.

“A Ecovia Norte será um importante corredor de tráfego que ajudará a população não só do Benedito Bentes, mas também terá um importante papel no deslocamento daqueles que moram em bairros como Cidade Universitária”, afirma o secretário de infraestrutura, Mac Lira, ressaltando que a Ecovia ajudará no escoamento de tráfego e na locomoção de moradores dos bairros que ficam entre os limites de Rio Largo até a Praia de Guaxuma.

“A população dessa região irá deixar de utilizar vias como a Avenida Menino Marcelo, Durval de Goes Monteiro e Fernandes Lima, que já são saturadas pelo fluxo intenso de veículos”, complementa, ao lembrar os entraves que a pasta teve que superar para dar andamento à obra.

“Foram muitos os desafios que impediram o avanço dessas obras. Somente entre agosto do ano passado até a presente data foi que conseguimos avançar e chegar ao ponto de trabalho em que estamos”, conclui Mac Lira.

Parte da Ecovia Norte já está drenada e pavimentada. Foto: Marco Antônio

Um dos principais desafios para a o andamento das obras na Ecovia Norte foi enfrentado em 2019. Havia embargo da obra pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e, devido a uma parte da via estar localizada em área de assentamento, havia uma negociação em vigência com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Durante a execução das obras, existiam também indenizações a moradores localizados no espaço planejado para a construção da via.

“Os problemas de indenizações já estão todos equacionados. Os grandes aterros, uns já estão concluídos e outros já iniciados. A drenagem já está implantada, restando pouco para sua entrega em definitivo. Hoje, a obra já levou asfalto do conjunto Moacir Andrade, até o conjunto Aprigio Vilela, no corredor principal e central, além da chegada em Guaxuma, que possui asfalto nas duas pistas. A ciclovia também está pronta nesses trechos asfaltados”, expõe o secretário.

Entre janeiro e fevereiro a obra estará entregue à população, afirma o gestor da pasta, mas a via já é utilizada pelos motoristas, motociclistas e até mesmo ciclistas que pretendem encurtar a viagem entre a parte alta e baixa da capital.

Mariane Rodrigues/ Ascom Seminfra

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350