Nova central de comercialização de alimentos está em fase final de construção

Equipamento vai possibiltar a venda de produtos da agricultura familiar direto ao consumidor

Pâmela de Oliveira/ Ascom Seminfra 25/05/2024 às 09:30
Nova central de comercialização de alimentos está em fase final de construção
Central de comerciação de alimentos da agricultura familiar. Foto: Kailhane Amorim/ Ascom Seminfra

As obras da central de comercialização de alimentos oriundos da agricultura familiar estão em fase final de construção. O equipamento está localizado no Conjunto Parque dos Caetés, no Benedito Bentes. O investimento total é de R$ 509.224,69 e faz parte de um acordo entre a Prefeitura de Maceió e os produtores rurais para que o assentamento disponibilizasse o espaço da antiga sede do Incra para a construção da Rota do Mar.

A iniciativa marca um importante passo na valorização da produção proveniente da agricultura familiar na capital alagoana. A nova central, que substituirá a antiga sede do Incra, terá capacidade para abrigar 23 boxes, além de contar com toda a infraestrutura necessária para atender os produtores rurais, como área de administração e banheiros.

Para o secretário de Infraestrutura, Lívio Lima, o espaço moderno e bem equipado permitirá que os agricultores comercializem seus produtos com mais qualidade e segurança, além de facilitar o acesso dos consumidores aos alimentos. "Com esse novo espaço, os produtores rurais terão melhores condições para comercializar seus produtos, gerando renda e impulsionando a economia local", afirmou.

Agora, a via que liga a parte alta de Maceió ao o litoral Norte, oferecerá fácil acesso aos principais centros consumidores da cidade, além de facilitar o transporte dos produtos pelos próprios agricultores. Uma localização estratégica que deve impulsionar o escoamento da produção.

Rota do Mar

Após décadas de demora por parte de antigas gestões, em 2022, a Prefeitura de Maceió entregou à população a Rota do Mar, com corredor principal, canteiro central, grama, meio fio, boca de lobo, linha d’água e aterro.

Em toda extensão, a via também conta com ciclovia, possibilitando a mobilidade de milhares de pessoas que utilizam a bicicleta para os compromissos do dia a dia, incluindo a prática esportiva.

A avenida tem 5,9km de extensão e é formada por quatro corredores secundários. O primeiro possui pouco mais de 2 km e faz a ligação até o bairro Antares. O segundo tem quase 4 km e leva até o Conjunto José Tenório, na Serraria. Já o terceiro conta com 3,5 km, chegando até o bairro São Jorge. Por fim, o último corredor viário terá 1,5 km e vai até o aterro sanitário.

O investimento foi de R$ 26 milhões, com recursos da Prefeitura de Maceió, em contrapartida, e do Governo Federal, por meio dos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Regional. Cerca de 300 mil pessoas são beneficiadas com a nova via, que já é uma alternativa rápida e segura de deslocamento aos maceioenses.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350