Moradores do Gama Lins, na Cidade Universitária, veem pavimentação como uma realidade já conquistada
População aguardava por obras há mais de 25 anos
A Prefeitura de Maceió iniciou nesta semana as obras de implantação da rede de drenagem e esgotamento sanitário no conjunto Gama Lins, no bairro Cidade Universitária. Ao todo, mais de 26 ruas serão contempladas com esgotamento sanitário, 25 com rede de drenagem e mais 20 vias com pavimentação.
As obras que fazem parte do programa Maceió Tem Pressa estão na primeira etapa de execução. Quanto todo o trabalho de saneamento, drenagem e pavimentação for concluído, mais de 85 mil maceioenses que vivem na região serão beneficiados.
Bastante emocionada, a moradora Roberta Pimentel, que esteve presente na solenidade de autorização do início das obras, se ajoelhou e agradeceu a Deus, e ao prefeito JHC, por trazer melhorias para a região.
“Eu sabia que o senhor iria fazer alguma coisa por nós aqui. Só Deus e nós moradores sabemos o quanto esperamos por esse momento. Sofremos muito nesse bairro. Minha casa já encheu de água, durante o período chuvoso, tive que sair do meu lar”, contou.
Em julho de 2013, os moradores da região bloquearam a Avenida Durval de Góes Monteiro para cobrar infraestrutura, depois que uma forte chuva atingiu a cidade e deixou os moradores ilhados. A água invadiu residências trazendo prejuízos e transtornos.
Para o morador, Osvaldo Odilon da Silva, que é aposentado e reside na região há mais de 25 anos, o início das obras é sinônimo de muita felicidade.
"Fico muito feliz em ver que o nosso conjunto, que durante tantos anos foi esquecido, agora começa a ser valorizado. Quem mora aqui sabe o que é sofrimento, de inverno a verão, ou é poeira ou é chuva. Em alguns invernos, a chuva foi tão forte que fez com que moradores perdessem tudo dentro de casa”, contou.
As ações do programa não estão restritas à realização de obras de infraestrutura com a pavimentação de ruas, drenagem da água da chuva, esgotamento sanitário, através da criação de estações de tratamento de águas residuais. Envolvem também a realização de trabalhos socioambientais e de mobilidade urbana como a ampliação da malha viária, a sinalização de vias e a criação de acessibilidade para pessoas com deficiência física.
O coordenador executivo da Unidade Gestora do Programa (UGP), Marcelo Maia, explicou que o Município faz o passo a passo adequado da infraestrutura, que é o saneamento, drenagem e posteriormente a pavimentação.
“O Gama Lins existe há mais de 30 anos e nunca recebeu nenhuma infraestrutura necessária. Faremos todo o passo a passo, assim trazemos uma infraestrutura de verdade e não apenas o calçamento que é o mais pedido. O prazo de conclusão da obra é de pelo menos seis meses. Já finalizamos o bairro da Santa Lúcia, Clima Bom e Tabuleiro e em breve estaremos elaborando novos projetos para contemplar mais bairros”, explicou o coordenador.
Maceió Tem Pressa
O Maceió Tem Pressa é fruto do empréstimo de 70 milhões de dólares da Companhia Andina de Fomento (CAF). Desde o seu lançamento, em julho, a iniciativa já pavimentou mais de 50 km em 11 bairros. Além de proporcionar qualidade de vida de maneira direta para cerca de 300 mil habitantes, as obras também estão garantindo mais de 270 empregos diretos aos maceioenses.
Secretaria Municipal de Infraestrutura
Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350