Missão do CAF acompanha obras do Renasce Salgadinho em Maceió

Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe veio conferir obras de requalificação dos riachos Águas Férreas, Pau D'arco, Reginaldo, Sapo, Gulandi e Salgadinho

Dinêz Costa/ Ascom Seminfra 12/02/2026 às 15:11
Missão do CAF acompanha obras do Renasce Salgadinho em Maceió
Reunião ocorreu na sede do Iplam. Foto: Felipe Sóstenes/ Ascom GVP

O vice-prefeito e titular da Secretaria de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, reuniu-se nesta quinta-feira (12) com Júlio Carrasco, representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e equipe técnica da Seminfra.

O banco financia o Renasce Salgadinho, maior obra ambiental da história da capital alagoana, que beneficiará 300 mil pessoas. A missão oficial do CAF veio conferir as obras de requalificação dos riachos Águas Férreas, Pau D'arco, Reginaldo, Sapo, Gulandi e Salgadinho, evidenciando o sistema de saneamento que já está em fase de pré-operação.

Júlio Carrasco visitou as estações elevatórias e outros pontos do Renasce Salgadinho na quarta-feira (11). Ele mostrou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos e também com o avanço de outras obras na cidade, como por exemplo o programa de proteção de encostas desenvolvido no Vale do Reginaldo, local que desempenha um papel estratégico no projeto do Renasce Salgadinho.

Por outro lado, Carrasco destacou a necessidade de promoção de uma campanha de educação ambiental de longo prazo, com o objetivo de conscientizar a população a não descartar o lixo de forma irregular, pois isso compromete o funcionamento do programa e causa diversos problemas também em outras partes da capital alagoana.

A reunião ocorreu na sede do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam). Na ocasião, Rodrigo Cunha pontuou que o Renasce Salgadinho é uma prioridade da gestão municipal, juntamente com a proteção das encostas.

“Com a canalização e o saneamento concluídos, estamos com equipes trabalhando nos três turnos na parte de urbanização do programa. Em breve, o Salgadinho vai deixar de ser um local onde as pessoas viravam o rosto e tapavam o nariz por causa do mau cheiro e passará a ser um motivo de orgulho para o maceioense”, disse Cunha. 

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350