Mais de 13km de galerias pluviais receberam serviços de desobstrução e limpeza

Redação 10/12/2021 às 15:20
Mais de 13km de galerias pluviais receberam serviços de desobstrução e limpeza

Em onze meses de trabalho, Secretaria Municipal de Infraestrutura mobiliza seis equipes para realização dos trabalhos que ocorrem diariamente

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), nos últimos onze meses, realizou limpeza e desobstrução em mais de 13 quilômetros de tubulação que compõem a rede de drenagem. Para se ter a ideia da importância do serviço, a distância é como ir do Centro de Maceió ao bairro de Guaxuma, no Litoral Norte. Os trabalhos, realizados diariamente por seis equipes, garantem que as águas pluviais sejam destinadas ao sistema de drenagem, reduzindo alagamentos nas ruas da cidade.

A Infraestrutura também desobstruiu mais de 1.800 unidades de caixas de captação (bocas de lobo) e retirou cerca de 317 toneladas de lixo e resíduos sólidos das galerias pluviais. O coordenador geral de Drenagem, Gabriel Rodas, faz um alerta sobre os problemas ocasionados pelo descarte irregular de lixo nas ruas, que vão parar no sistema de drenagem.

Gabriel Rodas (à esquerda) acompanhando os serviços. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

“Realizamos o serviço em diversos bairros e em muitos encontramos problemas sérios, e um deles é o descarte irregular de lixo, onde o material é carreado para o sistema de drenagem, causando obstrução parcial ou total da galeria, causando alagamentos em vários pontos da cidade. É um problema sério, pois a quantidade de lixo encontrada nas vias é muito grande. É preciso que a população seja consciente e evite jogar lixo na rua”, alertou.

Diversos bairros já receberam as ações, como o Centro, Ouro Preto, Vergel do Lago, Ponta Verde, Chã de Jaqueira, Santos Dumont, Levada, Trapiche da Barra, Tabuleiro do Martins, Jacintinho, Santa Lúcia, Farol, Mangabeiras, Jaraguá, Prado, Serraria, Bom Parto, Barro Duro, Pontal da Barra, Feitosa, Cambona, Ponta Grossa, Clima Bom, Cruz das Almas, Poço, Jatiúca, além dos grandes conjuntos.

“Aqui na rua estava péssimo, qualquer chuva, já alagava. Mas agora, com o trabalho da Prefeitura, na gestão do prefeito JHC, conseguimos ver mudanças e melhorias, com o pessoal limpando, pintando e trabalhando. Estamos muito satisfeitos”, relatou Eurizete dos Santos, de 58 anos, que trabalha no bairro da Jatiúca há 9 anos.

Eurizete dos Santos. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Assim como Eurizete, Wellington Marques também trabalha na Jatiúca e aprovou a execução do serviço de limpeza e desobstrução. “É importante e muito bom que a Prefeitura mantenha a limpeza nas galerias, porque evita alagamentos e também deixa a cidade bem melhor, já que estamos em um período que recebemos muitos turistas”, contou.

Wellington Marques. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Joyce Marina – Ascom Seminfra

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua do Imperador, 307, Centro.
CEP 57023-060 // Telefone: (82) 3312-5350