Maceioenses trabalham em obras do Renasce Salgadinho e participam de mudanças na capital

Obra ambiental tem gerado renda e oportunidades para trabalhadores e comunidades

Daniel Paulino/Ascom UGP 01/12/2022 às 13:31
Maceioenses trabalham em obras do Renasce Salgadinho e participam de mudanças na capital
Obra ambiental tem gerado renda e oportunidades. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Trabalhar em obras que estão mudando a realidade ambiental da capital e de diversas comunidades e bairros ao longo da cidade tem sido motivo de orgulho para os mais de 130 operários que estão contratados para atuar nas obras do projeto Renasce Salgadinho, que são capitaneadas pela Prefeitura de Maceió. 

Para Ityannjeidson Farias, que é morador do Vale do Reginaldo há mais de 10 anos, tem sido motivo de muita felicidade ter a oportunidade de trabalhar tão perto de casa e em uma obra tão importante.

“É muito gratificante ter a oportunidade de trabalhar, ainda mais tão perto de casa, pois além da nossa comunidade estar sendo enxergada e receber obras, eu fico muito feliz em fazer parte dessas mudanças. É só benção. A comunidade do Vale do Reginaldo hoje é outra, somos respeitados e valorizados”, disse. 

Com um olhar de esperança em dias melhores, Ityannjeidson também comentou sobre as mudanças que a obra já traz para comunidade.

“Aos poucos a gente já consegue ver que as pessoas estão jogando menos lixo no córrego, que houve um aumento na frequência em que é feita a limpeza urbana, e logo em breve, teremos uma grande obra em pleno funcionamento”, disparou.

O Município estabelece um acordo com as empresas que têm obras junto à Prefeitura para que sejam priorizadas as contratação de profissionais que tenham endereço no entorno de onde as obras acontecem, com o objetivo de fortalecer a economia e proporcionar mais oportunidades.  

Já para o servente de pedreiro, Emerson Berto, que reside no bairro Trapiche da Barra e trabalha nas obras de reurbanização da orla da Praia da Avenida, é uma felicidade muito grande cuidar de um espaço que fez parte da sua juventude.

“É muito difícil conseguir uma oportunidade de emprego a partir de uma determinada idade, fico muito feliz com essa oportunidade e mais ainda, por saber que estou cuidando de um espaço que fez parte da minha juventude”, contou.

Emerson lembrou dos bons momentos que viveu na região e de como era a orla da Avenida. “Lembro-me que a Praia da Avenida sempre foi muito movimentada e bonita, mas com os anos, isso foi mudando e agora espero que ela volte a ser valorizada como antes”, finalizou. 

Renasce Salgadinho 

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350