Limpeza de galerias, contenção de encostas e troca de tubos de drenagem estão em execução em Maceió

Fruto do descarte irregular de lixo, Seminfra removeu mais de 100 toneladas entulhos de galerias pluviais em 2022

Maurício Manoel/Ascom Seminfra 20/05/2022 às 12:26
Limpeza de galerias, contenção de encostas e troca de tubos de drenagem estão em execução em Maceió
Galeria obstruída com lixo doméstico na Avenida Fernandes Lima, no Farol. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) já ultrapassou a marca de 100 toneladas de entulhos retirados de galerias pluviais, em Maceió, neste ano. As ações das equipes de drenagem são diárias, combatendo o descarte irregular de lixo, que compromete o funcionamento das galerias antigas de Maceió.

Em janeiro, as equipes de desobstrução e limpeza de galerias retiraram 31,7 toneladas de entulho, já em fevereiro foram 18,4 toneladas de lixo. No mês seguinte, em março, foram mais de 21 toneladas de entulhos. Em abril, a marca caiu para 18,5 toneladas. Neste mês de maio, o último levantamento realizado no dia 13 apontava cerca 11 toneladas removidas dos sistemas de drenagem da capital. Totalizando 100,6 toneladas.

Lixo retirado de galeria no Vergel do Lago. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
Lixo retirado de galeria no Vergel do Lago. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

As ações de limpeza de galerias têm amenizado os alagamentos de diversos pontos da capital. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Fabrício Galvão, os esforços vão amenizar os pontos de alagamentos considerados críticos na capital.

“As equipes volantes de manutenção e limpeza de galerias pluviais, diariamente, saem pelas ruas da capital para realização do serviço. Seguindo um cronograma de ações que recebemos por meio do canal de atendimento da prefeitura, no 156, e também em flagrantes capturados por nossas equipes.Todo este esforço visa amenizar vários pontos de alagamentos considerados críticos na capital, mas para isso precisamos do apoio da população que insiste em descartar lixo regularmente”, destacou o secretário Fabrício Galvão.

Nesta sexta-feira (20), as equipes de limpeza e desobstrução estiveram percorrendo a Avenida Fernandes Lima (sentido Centro). Estima-se que uma caçamba seja carregada com entulhos retirados apenas na localidade.

Trocas de dubos de drenagem

Além do impacto causado pelo descarte irregular de lixo, a gestão do prefeito JHC tem atuado na identificação de pontos que precisam da implantação de novos sistemas de galerias pluviais.

Troca de tubulação antiga na Levada. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
Troca de tubulação antiga na Levada. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

O serviço de troca de tubulação antiga da rede de drenagem ocorre em diversos pontos da capital e visa garantir e recuperar, de forma preventiva, o escoamento da água, amenizando transtornos durante o período chuvoso.

Na parte baixa da capital, no entroncamento das ruas 21 de Abril com a Xavier de Brito, localizadas no Prado, estão sendo trocados 300 metros de tubulação de drenagem antiga. Também na parte baixa, os bairros Ponta Grossa, Jaraguá e Levada já foram contemplados com o serviço.

Serviço na rua Barão de Jaraguá, em Jaraguá. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
Serviço na rua Barão de Jaraguá, em Jaraguá. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Na Alameda Célia dos Anjos, no Jardim Petrópolis, a Prefeitura de Maceió está construindo aproximadamente 100 metros de sistema de drenagem na localidade para evitar alagamentos na via. Também na parte alta, os bairros do Jacintinho e Tabuleiro do Martins já foram contemplados, a exemplo de outras regiões da cidade, como o litoral norte, em Guaxuma e Cruz das Almas.

Contenção de encostas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura tem atuado na contenção de encostas. Após identificação de área realizada pela Defesa Civil de Maceió, técnicos de Implantação de Obras têm vistoriado os locais, identificado as áreas para que sejam aplicados os projetos de contenção das encostas.

Trabalhadores concluindo o muro de contenção na Leste-Oeste. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
Trabalhadores concluindo o muro de contenção na Leste-Oeste. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Na gestão do prefeito JHC foram finalizadas as obras de contenção nas encostas da Grota Bom Jesus (Benedito Bentes), Grota São Rafael (entre Jacintinho e Mangabeiras) e outras duas localizadas na Grota do Aterro, na Avenida Rotary. Atualmente, a Seminfra mantém em elaboração 25 projetos de encostas espalhadas por Maceió.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350