Investimentos dão tranquilidade a moradores com a chegada das chuvas
“Quem passou pela dificuldade, na lama, tirando o barro, pedindo ajuda a um e a outro, sabe o que eu vivi. Eu já chorei de tristeza, mas hoje choro de alegria”. O relato é de Ana Letícia, moradora da Grota da Alegria, no bairro Benedito Bentes, onde mais uma obra de contenção de encosta foi finalizada pela Prefeitura.
Há dois anos sem registrar nenhuma morte por ocorrências relacionadas às chuvas, Maceió trilha um caminho para promover segurança de forma permanente a moradores de áreas próximas a barreiras. O Município já investiu R$ 50 milhões nas encostas, de um total de R$ 150 milhões previstos, e vem mudando a vida de moradores de comunidades da periferia, levando alívio e segurança, mesmo com a chegada das chuvas.
Na Grota da Alegria, onde mora Letícia, uma das encostas está recebendo serviços de solo grampeado, gabião e revestimento vegetal. E a outra, já totalmente finalizada, recebeu geocomposto.
Ela, que mora bem na frente da barreira, conta o que viveu nos anos antes da intervenção realizada no solo. “Quando veio a primeira chuva, o barro desceu pra minha casa, mas não afetou muito. Aí a gente foi tirando pra ter ventilação na casa. Foi quando veio uma chuvada que derrubou até a minha porta, a água invadiu a casa toda. A gente acordou de madrugada aperreado, começou a tirar o barro, pediu lona à Prefeitura, mas no verão a lona se rasgou. A gente estava muito preocupado sobre como ia ser esse ano”, relata.
Hoje, o sentimento da moradora é de emoção, por saber que pode dormir tranquila, sem conviver com o risco do desabamento, mesmo nas noites chuvosas. “Isso aqui é um sonho. Olha o meu quintal que diferença fez. Só tenho a agradecer ao prefeito JHC, por ele pensar nos pobres, por ele estar preocupado com as vidas, porque nós todos somos iguais”, ressalta.
Assim como na Grota da Alegria, moradores de mais de 20 localidades já podem dormir tranquilos, mesmo com a aproximação do período mais chuvoso. As obras da Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), já foram finalizadas no Conjunto Morada dos Palmares, no Tabuleiro dos Martins; Chã de Bebedouro; Vale do Reginaldo, no Poço; Cruz das Almas; Grota do Pau d’Arco, no Jacintinho; Chã de Jaqueira; Fernão Velho; Grota São Rafael, entre Jacintinho e Mangabeiras; Grota do Andraújo, na Garça Torta; Avenida Leste-Oeste e em Ipioca.
E estão em andamento serviços na Grota da Alegria; Grota da Macaxeira, no Jacintinho; Conjunto João Sampaio, no bairro Petrópolis; em Chã de Bebedouro e no Ouro Preto.
As ações devem ter resultados ainda mais positivos do que nos últimos dois anos, quando o número de deslizamentos de massa reduziu de forma significativa. No ano de 2022, das 3.628 ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Maceió, 806 foram por deslizamentos. Já em 2023, foram 156 entre as 1.809 registradas durante todo o ano.
Além disso, outros serviços que contribuem para a prevenção de desastres são executados de forma contínua pelas secretarias municipais. A Seminfra atua na recuperação e substituição do sistema de drenagem, limpeza das galerias e na implantação de tubulações de águas pluviais em áreas que ainda não contam com esse tipo de estrutura.
A Autarquia de Limpeza Urbana removeu no ano passado mais de 3 milhões de quilos de entulhos das tubulações de drenagem. E nos primeiros três meses de 2024, foram retirados mais de 800 mil quilos.
A Defesa Civil realiza o levantamento das áreas de risco identificando as demandas existentes em cada localidade, e conta com os Núcleos Comunitários e com a população, que podem acionar a Defesa Civil ligando para o 199.
De acordo com o coordenador do órgão, Abelardo Nobre, as ações de prevenção são fundamentais, pois garantem que vidas sejam resguardadas. “Toda essa cultura de prevenção, que é coordenada por nós, visa que tenhamos o menor transtorno possível no período chuvoso”.
Secretaria Municipal de Infraestrutura
Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350