Infraestrutura retira mais de mil toneladas de resíduos de galerias nos primeiros 4 meses

As equipes de drenagem realizaram serviços no quarto mês do ano em mais de 70 ruas da capital

Mariane Rodrigues/Ascom Seminfra 03/05/2023 às 11:41
Infraestrutura retira mais de mil toneladas de resíduos de galerias nos primeiros 4 meses
Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) retirou, entre janeiro e abril de 2023, mais de mil toneladas de resíduos de dentro das galerias de águas pluviais, provocados pelo descarte irregular. A prática é um dos principais fatores de alagamentos das cidades porque entope o sistema de drenagem, impedindo o fluxo natural da água da chuva.

De acordo com o órgão municipal, somente no mês de abril, foram retiradas 212 toneladas de lixo das galerias instaladas em 23 bairros. As equipes de drenagem realizaram serviços no quarto mês do ano em mais de 70 ruas da capital.

“No mês que iniciou a quadra chuvosa, os serviços se concentraram nos bairros onde mais se registraram alagamentos, como forma de contenção de danos. Para se ter uma ideia, na última semana quando ocorreram fortes chuvas na capital, estivemos em quase 40 vias de mais de 20 bairros. Mas a Seminfra vem realizando ações preventivas ao longo de todo o ano, incluindo nas estações de tempo seco e os serviços ocorrem de manhã até o final da tarde, além dos finais de semana”, explica o coordenador de drenagem, Gabriel Rodas.

Além da desobstrução de galerias, a Seminfra também atua em outros serviços de manutenção, como recuperação de galerias, bocas de lobos, poços de visitas, reposição de grelhas, implantação de tubulações em locais onde não existiam, substituição de tubos, dentre outros.

Com isso, a Seminfra já efetuou reparos em mais de 6 mil metros de galerias desde janeiro a abril de 2023, o que corresponde a mais de 6km.

“A gente sabe dos problemas, que não existem só em Maceió, mas que são semelhantes em diversos locais brasileiros, e buscamos atender cada demanda da nossa cidade que chega ao órgão. Definimos prioridades, nos baseamos em urgências, mas também organizamos um cronograma de execução, visitando os bairros, conhecendo de perto cada situação que chega até as nossas equipes. A gente pede também que a população contribua, não jogando lixo de forma irregular e nos acionando por meio do 156, que é nosso número de atendimento ”, afirma Gabriel Rodas.

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