Infraestrutura reconstrói trecho de galeria de água pluvial danificada por ligações clandestinas de esgoto

Irregularidade já provocava infiltração dentro das residências de moradores do bairro Jacintinho

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Seminfra 26/06/2023 às 14:21
Infraestrutura reconstrói trecho de galeria de água pluvial danificada por ligações clandestinas de esgoto
Trecho de galeria de água pluvial foi reconstruído no Jacintinho. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está reconstruindo um trecho do sistema de drenagem na Rua Durval Guimarães, na entrada da Grota do Rafael, no bairro Jacintinho. A reconstrução está sendo executada em razão de ligações clandestinas de esgoto que estavam danificando a estrutura da tubulação da galeria de águas pluviais.

Na localidade, os moradores já enfrentavam infiltração nas paredes de suas casas em razão das conexões irregulares no esgotamento sanitário. Além disso, uma cratera já havia se formado no local em razão do enfraquecimento das sustentações de concreto das tubulações.

Segundo o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, o esgoto pode ser extremamente destrutivo para as paredes de concreto da rede de drenagem.

“Trata-se de um agente com uma agressividade muito alta com relação ao concreto e quando há uma ligação clandestina de esgoto nas galerias, a estrutura de drenagem fica sem resistência e acaba entrando em colapso”, disse.

A reconstrução da nova estrutura irá melhorar o escoamento das águas pluviais no local e deve ser concluída ainda ao longo desta semana.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350