Infraestrutura intensifica serviços de reconstrução para evitar transtornos em rede de drenagem

Redação 03/07/2021 às 11:00
Infraestrutura intensifica serviços de reconstrução para evitar transtornos em rede de drenagem

Ações da Prefeitura de Maceió iniciaram antes do período chuvoso e também atendem as demandas solicitadas pela população

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) tem intensificado de maneira diária e com a finalidade de evitar transtornos para comunidade, os serviços de reconstrução da rede de drenagem em diversos bairros da capital. As ações começaram antes do período chuvoso e continuam sendo executadas.

Recuperação de galerias. Foto: Wilma Andrade/Ascom Secom

Entre os meses de janeiro a maio deste ano, 172 reconstruções foram realizadas, sendo 127 de bocas de lobo e outros 45 de poços de visita, que também compõem a rede de drenagem. Além desses, outros 290 metros de galerias pluviais também foram reconstruídos e em algumas situações, ampliados, para que a vazão da água possa ser maior, conforme a necessidade de cada região.

Após solicitação dos moradores, o Conjunto Salvador Lyra recebeu os serviços de recuperação e trouxe mais tranquilidade para os moradores, com 19 bocas de lobo recuperadas, reposição de 15 tampas de concreto e a colocação de cinco grelhas.

As ações acontecem diariamente em diversos bairros. Foto: Wilma Andrade/Ascom Secom

“A execução do serviço foi importante e evita que a comunidade venha sofrer consequências com as fortes chuvas, já que o conjunto sempre registrou alagamentos e impossibilita a passagem de pedestres e às vezes de automóveis, além de trazer riscos de a água invadir as residências”, disse Bruno Tenório, que é morador da região.

O coordenador-geral de Drenagem Seminfra, Gabriel Rodas, explica como funciona o processo de intervenção e destacou que a demanda é extensa. “Após colher as solicitações da população, nossas equipes técnicas fazem visitas aos locais para que a situação possa ser avaliada e conforme a necessidade, iniciamos a intervenção. Em alguns casos, a obra pode durar um dia. Já em outros locais, as obras podem durar até cinco dias”.

Seminfra tem intensificado o serviço. Foto: Wilma Andrade/Ascom Secom

“Nós temos um problema muito sério em nossa cidade, com uma estrutura de drenagem bem antiga, com várias partes danificadas e muitas vezes inoperantes. Então, a Prefeitura de Maceió tem intensificado esse serviço de recuperação para que elas voltem a funcionar”, disse Rodas.

Gabriel Rodas explica, também, que uma das principais causas dos afundamentos de bocas de lobo e de trechos na rede de galerias é o lançamento clandestino de esgoto. “O material vem danificando as estruturas de concreto e causando colapso total ou parcial”.

Nos últimos meses, por exemplo, os bairros do Canaã, Jaraguá, Gruta de Lourdes, Farol, Jacintinho, Pontal da Barra, Feitosa, Conjunto Village Campestre, Conjunto Salvador Lyra, Centro, Cidade Universitária, Benedito Bentes, Santos Dumont, Tabuleiro do Martins, Levada, Chã da Jaqueira, Ponta Verde, Ouro Preto e Vergel do Lago foram contemplados com as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

“A manutenção na rede de drenagem da cidade, galerias e bocas de lobo, nesta gestão, está sendo priorizada, pois entendemos que as intervenções realizadas nesses equipamentos buscam a melhoria nos problemas de alagamentos que enfrentamos no período chuvoso. A Infraestrutura também tem trabalhado em um projeto para construir e reconstruir toda rede de águas pluviais do município”, destacou o secretário de Infraestrutura, Nemer Ibrahim.

Daniel Paulino / Ascom Seminfra

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350