Infraestrutura faz mutirão para limpar rede de drenagem no Graciliano Ramos

Operação especial para retirar detritos e entulhos das tubulações, destinadas ao escoamento das águas pluviais, visa prevenir alagamentos no período chuvoso

Mariane Rodrigues/ Ascom Seminfra 26/03/2024 às 11:50
Infraestrutura faz mutirão para limpar rede de drenagem no Graciliano Ramos
Seminfra realiza mutirão de limpeza no Graciliano Ramos. Foto: Jonathan Lins

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está realizando um mutirão de limpeza de galerias de águas pluviais no conjunto Graciliano Ramos, localizado no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió. Os serviços foram iniciados nessa segunda-feira (26) e deverão ser concluídos na localidade na próxima terça-feira (2).

O mutirão de limpeza é realizado preventivamente pela Seminfra em pontos mais críticos da cidade em relação ao período chuvoso. Isso porque, como explica o coordenador de drenagem do órgão, Gabriel Rodas, a obstrução do sistema de drenagem é um dos principais causadores de alagamentos em qualquer cidade.

“Estamos com nossos caminhões de hidrojateamento, que têm capacidade de fazer varredura no sistema de drenagem, limpando as tubulações e deixando-as em funcionamento para o transporte da água da chuva”, afirma Rodas.

Somente nos três primeiros meses do ano, a Seminfra já levou mutirão de limpeza para locais como Ponta Grossa, Cruz das Almas, Amélia Rosa, Jaraguá, Levada, e outras localidades. Isso fez com que o órgão retirasse em janeiro 386 toneladas de entulhos das galerias de águas pluviais da capital e mais de 245 toneladas em fevereiro. Em 2023, esse número ultrapassou 3 mil toneladas.

Além disso, o órgão trabalha na recuperação e implantação de rede de drenagem. Uma das ruas que recebeu recuperação foi a Gabino Besouro, que fica no Village Campestre. Já na Rua C54, no Benedito Bentes, está sendo implantado um sistema de drenagem para as águas pluviais.

A Rua Diegues Júnior, localizada no Vale do Reginaldo, nas imediações do bairro Farol, começou a receber a implantação de uma nova tubulação da rede de drenagem do local, ampliando o dispositivo na localidade.

Infraestrutura implanta, recupera e faz manutenção da rede de drenagem

Quando as chuvas caem em uma cidade, a água é direcionada para as tubulações por meio das sarjetas e bocas de lobo, fluindo para as redes de drenagem e desaguando diretamente no mar ou em outro recurso hídrico. Esse processo minimiza os impactos causados durante o período chuvoso, reduzindo ou eliminando alagamentos.

A Seminfra possui um setor dedicado exclusivamente ao escoamento da água da chuva: o setor de drenagem. As ações consistem na limpeza das galerias, recuperação e substituição do sistema de drenagem, além de implantação de tubulações de águas pluviais em áreas que ainda não contam com esse tipo de infraestrutura. O órgão também recupera bocas de lobo, sarjetas, dentre outros equipamentos do sistema.

Gabriel Rodas salienta que a Seminfra não atua em sistema de esgoto, sendo essa a responsabilidade das concessionárias de água e esgoto de cada região.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350