Gincana com alunos da rede municipal recolhe quase uma tonelada resíduos

Cine Ambiental também foi realizado em escola da rede municipal em Mangabeiras; Ações fazem parte do projeto Renasce Salgadinho

Daniel Paulino / Ascom UGP 21/11/2022 às 08:42
Gincana com alunos da rede municipal recolhe quase uma tonelada resíduos
Gincana ambiental recolheu quase uma tonelada resíduos. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió.

Buscando desenvolver e cultivar consciência ambiental entre os pequenos maceioenses, nos últimos meses, diversas atividades socioambientais foram realizadas na Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, no Vale do Reginaldo, no Poço. E para concluir este ciclo de ações, o projeto Renasce Salgadinho realizou na última sexta-feira (18), uma gincana ambiental entre os alunos, onde quase uma tonelada de resíduos foi recolhida. 

O material que foi recolhido vale ponto na contagem final da atividade, com isso, valendo uma premiação final, os pequenos se empolgam e realizam as tarefas. Ao total, foram retirados das ruas, 102 litros de óleo de cozinha usado; 912 garrafas PET de 2/2,5 litros; 93 eletrodomésticos grandes; 135 eletrônicos pequenos; 87 kg de alumínio; 304 kg de livros usados (papel); 284 kg de plástico e 193 kg de papel/papelão. 

A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o projeto Escola Alerta e as ações socioambientais do Renasce Salgadinho. Ao todo, mais de 380 crianças foram beneficiadas com a iniciativa. 

O pequeno Luiz Felipe, de 7 anos, conta que foi muito legal recolher o material, e assim, poder cuidar do meio ambiente. "É muito importante a gente cuidar do nosso meio ambiente. Nem tudo que jogamos fora é lixo, tem coisa que pode ser reaproveitada como plástico e óleo de cozinha. Eu recolhi com minha mãe e trouxemos para escola”, disse. 

Cine Ambiental 

Ainda na sexta (18), os alunos da Escola Municipal Cícera Lucimar de Sena Santos, participaram do ‘Cine Ambiental’, que beneficiou mais de 120 crianças nos dois turnos. O filme exibido foi “Um Plano para Salvar o Planeta”, da Turma da Mônica.  Para que pudessem participar do momento lúdico, as crianças levaram uma garrafa PET, como forma de garantir o ingresso para sessão. 

Todo o material recolhido, tanto na gincana ambiental, como também no Cine Ambiental, será encaminhado para a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), que executa o serviço de coleta seletiva nos bairros da parte baixa de Maceió. 

Renasce Salgadinho 

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350