Estudantes participam de atividades ambientais no Parque Municipal e complexo lagunar

Atividades integram o conjunto de ações socioambientais do Projeto Renasce Salgadinho

Daniel Paulino / Ascom UGP 04/11/2022 às 14:29
Estudantes participam de atividades ambientais no Parque Municipal e complexo lagunar
Ação faz parte das atividades socioambientais do Projeto Renasce Salgadinho. Foto: Edvan Ferreira / SECOM Maceió.

Com o objetivo de reforçar a conscientização ambiental, a Prefeitura de Maceió, através do Projeto Renasce Salgadinho, levou durante toda semana, estudantes de diversas escolas e integrantes da ONG Movimento Dando as Mãos, para aulas de campo e atividades práticas no Parque Municipal, no bairro de Bebedouro, e também no complexo lagunar. 

Dentre as atividades realizadas, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a fauna e a flora local, além das consequências da poluição do meio ambiente, assoreamento das lagunas e os diversos impactos ambientais, que o comportamento humano tem proporcionado ao meio ambiente.

“Após realizar diversas ações, como cine ambiental, palestras e gincanas, dentro das  escolas que integram a área de influência da obra, estamos levando esses alunos até o Parque Municipal e o complexo de lagoas para mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente e como esses impactos lá na ponta, na lagoa que acaba ficando assoreada com ação humana e outras situações. Os trabalhos seguem ao longo dos próximos meses, com o objetivo de conscientizar ainda mais pessoas”, disse Lavínia Tenório, coordenadora executiva da Unidade de Gerenciamento do Programa.

Renasce Salgadinho

O conjunto de obras segue em diversos bairros e irá mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350