Educar é Massa: Projeto Renasce Salgadinho realiza atividades de educação ambiental com alunos do município
Ao todo, mais de 150 crianças estiveram no stand
Com o objetivo de ampliar o ensino da educação ambiental para outras escolas da rede municipal, que não estão dentro da área de influência da obra, a equipe socioambiental do Projeto Renasce Salgadinho, participou na manhã desta quarta-feira (23), do Educar é Massa, projeto da Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), realizado no histórico bairro de Jaraguá. Entre as atividades desenvolvidas, os pequenos aprenderam a separar e como deve ser o descarte correto dos resíduos.
Samuel Ferreira, de 10 anos, que estuda na Escola Cícera Lucimar de Sena Santos explicou o que aprendeu na atividade e mandou um recado para quem não cuida do meio ambiente. “Eu aprendi que precisamos jogar o lixo no lugar certo, que precisamos separar e o mais importante, que não podemos jogar na rua. Cuidamos do meio ambiente para evitarmos doenças e ter um mundo melhor”, disse.
Ao todo, mais de 150 crianças estiveram no stand e puderam aprender mais sobre como deve ser o cuidado com o meio ambiente.
A gerente ambiental, Ingrid Mello, destacou que ações itinerantes como essas são positivas e ressaltou a importância da educação. “Além das ações que desenvolvemos nas escolas que ficam na área de influência da obra, participamos do Educar é Massa, onde ampliamos ainda mais o ensino ambiental, para outras escolas, que não tem a oportunidade de participar dessas e de outras iniciativas que desenvolvemos. Somente com a educação permanente que iremos mudar a consciência ambiental da sociedade”, disse.
Educar é Massa
O evento, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), está reunindo práticas exitosas desenvolvidas nas escolas públicas municipais, além de ofertar oficinas inclusivas, palestras, apresentações culturais, feira literária, entre outras atividades.
Renasce Salgadinho
O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.
Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.
Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.
Secretaria Municipal de Infraestrutura
Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350