Desobstrução: redes de drenagem estavam com 150 toneladas de materiais descartados irregularmente

Atuação integrada da Seminfra e UGP viabilizou obras para evitar alagamentos em diversas regiões da capital

Daniel Paulino e Maurício Manoel / Ascom UGP e Ascom Seminfra 31/05/2022 às 13:25
Desobstrução: redes de drenagem estavam com 150 toneladas de materiais descartados irregularmente
Materiais descartados irregularmente nas galerias obstruem os locais e causam alagamentos. Foto: Wilma Andrade / Ascom Seminfra

Seguindo com ações preventivas de maneira permanente ao longo de todo o ano, que tem o objetivo de minimizar os impactos que são causados pelas chuvas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) conta com uma equipe diária de manutenção, construção e reconstrução de rede de águas pluviais, que são responsáveis por destinar de maneira correta, toda a água da chuva até o mar.

Desde o início do ano, mais de 150 toneladas de lixo e materiais descartados irregularmente também foram retiradas dos equipamentos de drenagem, garantindo assim, uma maior fluidez da água.

A Seminfra e a Unidade Gestora do Programa (UGP) tem atuado de forma integrada para implantar redes de drenagem em diversos bairros da capital. As obras ocorreram no Clima Bom, Santa Lúcia e Tabuleiro do Martins, na parte alta; e Garça Torta, Conjunto Gurguri, Conjunto Elias Pontes Bonfim, Praia da Sereia, Ipioca, Riacho Doce e Sauhaçuhy, no Litoral Norte, para resolver a situação das famílias que sofriam com os alagamentos durante os períodos chuvosos. Ao todo, mais de 20 km de rede de drenagem foram implantados.

Equipes também realizaram a desobstrução das galerias e fizeram manutenção nas redes. Foto: Wilma Andrade / Secom Maceió
Equipes também realizaram a desobstrução das galerias e fizeram manutenção nas redes. Foto: Wilma Andrade / Secom Maceió

Somente no mês de maio, período em que as ações foram intensificadas, antecedendo as chuvas fortes, mais de 45 toneladas de entulhos foram retiradas das galerias.

“A equipe de trabalho da Seminfra esteve atuando nos últimos meses para prevenir a cidade de maiores danos. Recebemos um grande volume de chuva nesses dias, no entanto, o serviço de limpeza de galerias e troca de tubulação de drenagem antiga têm funcionado. E mesmo quando houve alagamento, nossas equipes estiveram desobstruindo as galerias para manter a trafegabilidade nas vias. Infelizmente a própria população segue jogando contra, pois o descarte irregular de resíduos sólidos continua sendo o nosso maior vilão”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Fabrício Galvão, ao se referir as ações preventivas desenvolvidas pela Prefeitura de Maceió.

As obras de drenagem vão solucionar problemas de inundações e alagamentos vivenciados há décadas por moradores destes bairros, além de garantir melhoria na mobilidade urbana, conservação do pavimento e proporcionar mais qualidade de vida às comunidades.

Além da implantação de novas tubulações, equipes também realizam a manutenção de toda a rede, com serviços de desobstrução e limpeza.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350