Contenção de encosta na Grota da Alegria dá fim a risco enfrentado por moradores

Brota na Grota já levou diversas melhorias à comunidade, entre elas, duas obras de proteção de barreiras

Deborah Freire / Secom Maceió 15/02/2024 às 10:37
Contenção de encosta na Grota da Alegria dá fim a risco enfrentado por moradores
Grota recebeu proteção com geocomposto de PVC. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Uma demanda antiga da população da Grota da Alegria, no Benedito Bentes, próximo a uma área de encosta que passava ano a ano pelo processo de erosão, foi resolvida em cerca de 20 dias por meio de uma obra inserida no Brota na Grota.

Há décadas, as famílias pediam uma intervenção do poder público e, desde 2001, um projeto de proteção de encosta foi elaborado, como lembram os moradores, mas só saiu do papel agora, com o trabalho da Secretaria de Infraestrutura, através do maior programa de inclusão social de Maceió, idealizado pelo prefeito JHC.

A barreira estava sem a cobertura de vegetação e com risco de deslizamento sobre as casas na parte mais baixa da grota, e recebeu proteção com geocomposto de PVC.

De acordo com a engenheira civil Alícia Carolina, foram 2.220 metros quadrados de área protegida pelo valor de R$ 333 mil. “O intuito principal é impermeabilizar a área e evitar que haja futuros escorregamentos de massa e, caso já exista uma erosão no local, impedir que ela avance”, explica.

A intervenção do Município chegou como um prêmio para a moradora Edneusa Quirino da Silva. “É como ganhar na loteria. Poder dormir em paz é maravilhoso”.

Ela conta que há 30 anos mora no local e todo ano, durante o inverno, a barreira deslizava e as pessoas precisavam sair das suas casas. Já houve casos de desabamento de imóveis e, segundo conta, uma família que mora em frente à casa dela por pouco não foi soterrada.

“Quase aconteceu uma tragédia, mas hoje, graças a Deus, a gente foi contemplada com essa maravilha aí. Finalmente vamos dormir tranquilos. A gente não tem condições de sair daqui pra um lugar melhor, a gente tem que viver aqui, por isso a Prefeitura está de parabéns! Que continue trabalhando em prol dos mais pobres”, comemora.

Neusa Jacinto da Silva, outra moradora da região, lembra da agonia dos períodos chuvosos na grota. Hoje ela observa tranquila a obra finalizada em frente a sua casa. “Ficou bem feito, ficou bonito. Eles trabalharam muito bem aqui e todo mundo gostou”, afirma.

Além dessa obra, a Grota da Alegria também recebe atualmente outra intervenção maior, próximo à Rua São Paulo, com investimento de R$ 9.541.422,45. A obra conta com tecnologia de solo grampeado, gabião e revestimento vegetal.

O solo grampeado é uma técnica que utiliza grampos em aço para fixar a massa de solo, garantindo maior estabilidade. O gabião é uma estrutura de malha em aço preenchida com pedras, que também contribui para a contenção da encosta. E o revestimento vegetal, por sua vez, ajuda a proteger a estrutura e a dar um aspecto natural ao local.

Para o líder comunitário da região, Renilson Correia, a comunidade tem recebido um novo olhar pela atual gestão, que se contrapõe ao abandono do passado. Por meio do Brota na Grota, já foram realizadas melhorias na iluminação e revitalização e construção de escadarias.

“Hoje, eu só tenho a agradecer, primeiro a Deus, segundo à Prefeitura de Maceió e ao prefeito JHC. O programa Brota na Grota, que veio com tudo para a Grota da Alegria, está deixando tudo maravilhoso. Não é só esse ponto aqui que está recebendo obras. A gente tem aqui pelo menos dois pontos de contenção, teve iluminação, teve revitalização de escada, e vários outros atendimentos do Brota na Grota, que está diretamente dentro da comunidade”, ressalta.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350