Contenção da maré recebe reforço de segurança na orla da Jatiúca

Camada de blocos impede que a onda passe por cima do muro de contenção da maré

Mariane Rodrigues/ Ascom Seminfra 13/03/2024 às 09:00
Contenção da maré recebe reforço de segurança na orla da Jatiúca
Muro de contenção recebe mais uma camada com blocos defletores. Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), finalizou os serviços de instalação de blocos defletores no muro de contenção da orla da Jatiúca, no ponto próximo à lagoa da Anta.

A ação consistiu em acrescentar ao muro mais uma camada de blocos, desta vez, para defletir a água do mar. Ou seja, impedir que a onda se sobreponha à contenção.

“Quando a onda bate no muro, ela retorna para o mar e não ultrapassa para o calçamento”, explica o engenheiro fiscal da obra, Cícero Rocha.

O profissional informa a diferença entre os blocos defletores, instalados na última camada, e os hexagonais, usados para montar o muro. “Os defletores cumprem a função de impedir que a onda passe por cima do muro, enquanto os hexagonais impedem que a maré avance ou cause erosão no local”, afirma.

O serviço complementar foi executado após o local registrar uma grande maré com altura de 2.4 metros, entre os dias 10 e 11 de fevereiro deste ano. Os fortes ventos daqueles dias geraram ondas grandes.

Veja abaixo, o vídeo que registra a ocorrência do fenômeno.

Somado a isso, devido ao trecho do calçadão naquele ponto ser o mais baixo de toda a orla de Maceió, fragmentos da onda passaram por cima do muro de contenção e a areia da praia foi levada para a calçada.

Segundo o engenheiro, o muro de contenção montado com anéis hexagonais não sofreu danos com a movimentação atípica do vento e do mar.

O engenheiro reforçou, ainda, que foi a existência do muro que impediu que a estrutura local fosse atingida com mais intensidade pela maré.

Em breve, o local será urbanizado com plator superior para, em seguida, ser plantada vegetação rasteira para atenuar o transporte de areia pelo vento.

Obras de Contenção

As obras de contenção marítima foram levadas pela Prefeitura de Maceió para dois pontos da Jatiúca, um ponto na Jacarecica, um na praia do Sobral e outro na Praia do Pontal da Barra. Neste último, os serviços estão em andamento, próximos da conclusão.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350