Brota na Grota: serviços de infraestrutura alcançam 11 grotas e renovam esperança dos moradores

Em três meses, programa já levou serviços a 11 grotas em diversas regiões de Maceió

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Seminfra 29/04/2023 às 10:30
Brota na Grota: serviços de infraestrutura alcançam 11 grotas e renovam esperança dos moradores
Moradores de 11 comunidades tiveram a vida melhorada com serviços de infraestrutura. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

Os moradores de grotas em toda a Maceió agora têm ainda mais motivos para renovar a esperança com os serviços de infraestrutura levados para dentro das localidades. Desde o lançamento do Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, e que é desenvolvido pela Prefeitura de Maceió, 11 comunidades já tiveram suas rotinas transformadas com melhorias em acessos e serviços de manutenção.

Em três meses, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) atuou diretamente no fortalecimento de grotas dos bairros Benedito Bentes, São Jorge, Jacintinho, Cruz das Almas, Barro Duro, Pescaria, Fernão Velho, Bebedouro e Pitanguinha, levando serviços de reposição de pavimento, pintura, construção e reconstrução de escadarias, limpeza de dispositivos de drenagem, construção de alvenaria, entre outros.

Moradora há sete anos da Grota da Caveira, no Benedito Bentes, e proprietária de um salão de beleza que funciona na sua própria casa, Joseane Lima conta que já chegou a perder clientes em dias de chuva, em razão do acesso ao seu salão, que antes era de barro e agora, após os serviços de infraestrutura, conta com uma escadaria em alvenaria.

“Melhorou muita coisa, principalmente nosso acesso. Com essa chuva que caiu agora, a gente fica mais tranquila, porque antes virava só barro. A gente descia e escorregava na lama e agora, a gente pode dormir tranquilo. Eu já cheguei até a perder cliente no salão que deixava de vir, porque o acesso era ruim e agora não acontece mais”, conta.

Maria Solange da Silva e Maria José da Silva Alves são mãe e filha. Elas moram na grota do Mocambo há mais de 10 anos e dizem que a construção de uma escadaria na entrada da comunidade diminuiu as preocupações, principalmente em época de chuvas intensas.

“Quando fizeram essa escada para subir para a pista melhorou bastante. Aqui era muito barro que ninguém conseguia subir, era muito difícil. Dia de chuva então, a gente não tinha como subir e quando precisava tinha que subir na lama mesmo. Agora melhorou bastante essa subida”, disse Maria Solange.

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima, é essencial que se volte ainda mais o olhar para as regiões mais carentes de serviços de infraestrutura. "É nossa responsabilidade garantir que as populações de grotas em nossa cidade tenham acesso aos serviços de infraestrutura, para melhorar ainda mais as condições de vida dessas comunidades, para que o nosso trabalho construa de fato uma cidade mais justa e igualitária para todos, e as grotas não podem ficar de fora desse processo”, concluiu.

O PROGRAMA

Para levantar as demandas e necessidades de cada região, equipes técnicas se reúnem semanalmente e fazem visitas com lideranças locais, com o objetivo de estabelecer as necessidades específicas de cada grota a receber os serviços.

Ao longo dos últimos meses, receberam ações as grotas do Macaco, da Alegria, do Rafael, do Aterro, do Mocambo, da Caveira, da Goiabeira, da Pitanguinha, do Arranha-céu, Gulandi e Piabas.

Os serviços do Brota na Grota não param e a partir da próxima terça-feira (2), o programa estará nos bairros Jacintinho, Vale do Reginaldo e Ipioca.

O Programa Brota na Grota contempla ações de diversas pastas, a exemplo da Assistência Social, Educação, Iluminação, Trabalho e Abastecimento, Segurança Comunitária e Convívio Social, Desenvolvimento Sustentável, Cultura, Infraestrutura, Esporte e Lazer, Saúde, além do Gabinete da Mulher e da SMTT.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350