Brota na Grota levará serviços de infraestrutura às localidades de difícil acesso na capital

Ações da Infraestrutura vão promover melhorias dos acessos das comunidades, recuperação da drenagem e implantação de escadarias

Mariane Rodrigues/Ascom Seminfra 25/01/2023 às 15:11
Brota na Grota levará serviços de infraestrutura às localidades de difícil acesso na capital
Brota na Grota vai promover melhorias na infraestrutura das comunidades. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O maior programa de inovação e inclusão social do Brasil foi lançado pelo prefeito de Maceió, JHC, nesta quarta-feira (25), na comunidade do Reginaldo, no Poço. Contando com a participação de diversas pastas municipais, que vão atuar no desenvolvimento conjunto de ações de promoção à cidadania, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), vai implementar nas mais de 100 grotas da capital alagoana, melhorias estruturais de acesso aos passeios, escadarias, canteiros, rampas, drenagem, pavimentação e proteção das encostas.

“A Seminfra levará ao Brota na Grota serviços de pavimentação e drenagem. Estas ações vão diminuir a poeira causada pelo tráfego, acabar com a parte da lama e melhorar os acessos. Na proteção das encostas, vamos utilizar diversas tecnologias de engenharia, como geomantas, cortinas atirantadas e concreto jateado, além de conformações dos taludes, o que garantirá estabilização. Nós vamos licitar a implantação de novas escadarias com corrimãos e também recuperar as existentes. Recuperaremos, também, passeios e implantaremos novos com piso tátil, para que pessoas com deficiência tenham acesso também”, explica o secretario de Infraestrutura de Maceió, Livio Lima.

Quem está na expectativa para o programa Brota nas Grotas é a estudante do curso de Letras, Adriana Jatobá. Moradora há mais de 26 anos do Reginaldo, ela é enfática ao dizer que nunca houve serviços de infraestrutura na região, exceto nos dois últimos anos, na gestão do prefeito JHC, citando serviços asfálticos já levados na região e a maior obra ambiental de Maceió, o Renasce Salgadinho.

“Para a gente que mora aqui, já é de grande alegria. Foi feita pavimentação de algumas ruas e o nosso desejo é que tanto os serviços da grota, quanto do Salgadinho sejam concluídos. Mas ficamos felizes só por ver o andamento. O tempo que eu moro aqui, já é de grande alegria ver tanta movimentação”, afirma.

Adriana Jatobá não é a única a perceber a chegada dos serviços de infraestrutura na região. Ela conta que testemunha outros moradores reconhecendo o impacto das obras na localidade.

“Trabalhei agora no IBGE e pude entrar mais aqui mesmo onde eu moro, que eu não tinha muito acesso. Fui até o final e percebi quantas pessoas estão felizes em ver que está tendo o andamento de algum serviço público. E isso deixa a gente muito feliz. Nosso desejo de fato é que seja concluído, porque a gente está cansado de promessa, e agora, a gente está vendo que as coisas estão andando. A diferença que eu estou vendo é essa: antes era só promessa e agora a gente vê as coisas serem feitas”, pontua.

Cristina Jordão, 51 anos, também afirma que nunca viu nenhum serviço de infraestrutura chegar ao local, em 20 anos, morando na região.

"Nunca vi nada sendo feito aqui, só agora. Vamos ver mais para a frente se chega coisas para melhorar mais o bairro. Deus ajude que agora com esse serviço melhore", ressalta.

A Secretaria de Infraestrutura vai atuar no Programa Brota nas Grotas na melhoria dos acessos destas comunidades com pavimentação asfáltica, recuperação da drenagem, recuperação e implantação de escadarias, rampas, passeios e canteiros e na proteção de encostas de alto risco com soluções de engenharia definitiva.

Além disso, a pasta vai trabalhar com medidas educativas nas frentes de combate ao descarte irregular de lixo nas ruas, visto que a atitude pode levar os materiais até as tubulações de drenagem, provocando alagamentos, combate às depredações e vandalismos dos prédios públicos e combate ao lançamento de águas e de esgoto nas encostas, pois isso acarreta em erosões, que se agravam nos períodos de chuvas.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350