Acadêmicos visitam canteiro de obras e conhecem projeto Renasce Salgadinho

Durante a visita, um olho d’água foi mostrado aos acadêmicos

Daniel Paulino / Ascom UGP 30/03/2023 às 12:55
Acadêmicos visitam canteiro de obras e conhecem projeto Renasce Salgadinho
Durante a visita, um olho d’água foi mostrado aos acadêmicos. Foto: Júnior Bertoldo/Secom Maceió.

Seguindo com atividades em alusão ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Maceió apresentou o projeto Renasce Salgadinho para acadêmicos, durante uma visita ao canteiro de obras. Além da visita no Vale do Reginaldo, os estudantes também conheceram a região onde ficava a nascente do riacho, no bairro da Santa Lúcia e estiveram na Grota do Estrondo, no bairro da Pitanguinha. 

Durante a visita, a proposta foi apresentar pontos relevantes da bacia hidrográfica do Reginaldo e de maneira lúdica e didática, ilustrar o que o processo de ocupação desordenada, devido ao êxodo rural, acabou causando no riacho.  

No bairro da Santa Lúcia, foi possível ver que não há mais nascente e que percorre o curso do riacho, são apenas contribuições de efluentes, popularmente conhecido como esgoto. 

Já no Vale do Reginaldo, a equipe socioambiental, que conduziu toda a visita, apresentou para a turma, que acompanhava atentamente as explicações, um olho d’água ou, como também é conhecido, mina d’água, que ainda existe na comunidade. 

“São através de visitas e apresentações como essas que conseguimos, por exemplo, reforçar a consciência ambiental da sociedade, pois a natureza resiste e existe, mas é de fundamental importância que possamos fazer a nossa parte, cuidando e preservando”, disse Thales Ribeiro, secretário-adjunto de obras especiais. 

Renasce Salgadinho

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350