Telefonia digital melhora serviço e gera economia para Maceió

Redação 19/12/2019 às 13:23
Telefonia digital melhora serviço e gera economia para Maceió

Telefones de serviço de órgãos e secretarias da Prefeitura de Maceió funcionam com novos números. Foto: Marco Antônio. Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió implantou, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), nova tecnologia de telefonia. Intitulado Nova Rede Maceió, o projeto faz a interligação de todas as unidades do Município através de rede de fibra ótica de alta velocidade, a VOIP (Voice Over Internet Protocol). A iniciativa moderniza a comunicação por telefone e promove a redução de custos para o Município.

O projeto abrange a telefonia móvel, telefonia fixa, rede de dados corporativa e VOIP (Voice Over Internet Protocol), com o intuito de reduzir os gastos, garantir segurança, ampliar os serviços prestados e integrar os órgãos e as secretarias.

Para o secretário municipal de Gestão, Reinaldo Braga, a nova formatação garante ao Município a redução de gastos com telefonia e eleva a capacidade do serviço ofertado. “Com a reestruturação de toda a rede de telecomunicações, tivemos um aumento significativo de aproximadamente 30% do número de pontos de rede, ampliando a cobertura, e a economia de 58% no gasto com telefonia móvel e de 36% com rede de dados corporativa”, afirma o gestor.

O coordenador geral de Controle e Acompanhamento de Serviços da Semge, Felipe Gomes, explica as funcionalidades da implantação da telefonia digital. “Isso só foi possível após a primeira etapa do Projeto Nova Rede Maceió, que interligou todos os órgãos do município por meio de um anel de fibra ótica para conexão de internet em alta velocidade, com um aumento significativo de aproximadamente 30% do número de unidades atendidas. Além disso, houve economia significativa tanto na telefonia móvel quanto na rede de dados corporativa, que é utilizada para efetuar ligações ilimitadas em todo o território nacional, sem custo adicional aos cofres públicos”, explica o coordenador.

A tecnologia já vinha sendo planejada pela Prefeitura havia cerca de dois anos e, agora, começa a ser colocada em prática. A Voip já está sendo utilizada pela maioria das secretarias e órgãos municipais, como as de Gestão e Economia, Procuradoria Geral do Município (PGM), Gabinete de Governança e Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser), mas todas as secretarias já adquiriram os equipamentos e estão passando por uma fase de transição, que consiste na configuração dos aparelhos e teste da nova tecnologia.

O Voip consiste no roteamento de conversação humana usando a internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz um dos serviços suportados pela rede lógica de dados.

O coordenador geral de aquisição de produtos, Jacson Luís Alves da Silva, é o técnico responsável pela implantação do serviço. Ele já desenvolveu projetos similares em outros órgãos públicos e assegura a eficiência da tecnologia. “O custo-benefício é um dos principais diferenciais desse modelo. Além da otimização dos serviços, a economia chega a 80%”, comenta.

O Nova Rede Maceió está desenvolvendo ainda uma Central de Serviços que consiste em um número único que irá aglutinar todos os principais serviços ofertados pela Prefeitura, facilitando o contato do cidadão com a gestão municipal.

Essa modernização padronizará todos os canais de atendimento, facilitando e ampliando o contato da Prefeitura com o cidadão. Além disso, os gestores municipais poderão emitir relatórios, analisar o atendimento ofertado à população e cobrar dos responsáveis melhorias no serviço.

Confira as novos números dos órgãos e secretarias municipais:

Gabinete do Prefeito (GP) – 3312-5860

Gabinete do Vice-Prefeito (GVP) – 3312-5870

Gabinete de Governança (GGov) – 3312-5850

Secretaria Municipal de Governo (SMG) – 3312-5880

Procuradoria-Geral do Município (PGM) – 3312-5150

Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) – 3312-5370

Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) – 3312-5900

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – 3312-5840

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet) – 3312-5200

Secretaria Municipal de Educação (Semed) – 3312-5600

Secretaria Municipal de Economia (Semec) – 3312-5050

Secretaria Municipal de Gestão (Semge) – 3312-5000

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) – 3312-5350

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – 3312-5270

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – 3312-5400

Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) – 3312-5290

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) – 3312-5800

Agência Municipal de Regulação e Serviços Delegados (Arser) – 3312-5100

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev) – 3312-5250

Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) – 3312-5820

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) – 3312-5380

Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) – 3312-5310

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) – 3312-5330

Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Comarhp) – 3312-5830

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) – 3312-5890

Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) – 3312-5980

Secom Maceió

SEMGE

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Rua Barão de Atalaia, 705, Poço.
CEP 57020-150 // Telefone: (82) 3312-5000
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.