Reunião técnica avalia emissão de alvarás, certidões e licenças em sistema digital

Viabilidade está sendo elaborada por técnicos da Prefeitura de Maceió; previsão é que os serviços sejam implementados nos próximos meses

Matheus Paulino (estagiário)/Ascom Semge 23/03/2023 às 13:51
Reunião técnica avalia emissão de alvarás, certidões e licenças em sistema digital
Reunião discute implantação de sistema digital para emissão de licenças e outros serviços. Foto: Ascom Semge

Na manhã desta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) se reuniram para discutir o lançamento do protocolo digital para os serviços da Sedet.

A ideia é realizar a emissão de alvarás, certidões e licenças de forma integralmente digital. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Semge será a responsável pelo desenvolvimento dos sistemas necessários para a implementação do novo protocolo.

A implementação de processos digitais tem sido pauta fundamental na gestão do prefeito JHC, que busca reduzir custos e aumentar a eficiência da administração pública, fazendo com que os processos sejam gerenciados de forma mais ágil e transparente.

A digitalização também traz consigo inúmeros benefícios para a população e o meio ambiente, como a redução do tempo de espera, a eliminação da necessidade de deslocamento físico,  a redução do consumo de papel e a simplificação dos procedimentos.

De acordo com o secretário de Gestão, Ivan Carvalho, a medida que a Prefeitura de Maceió for implementando mais recursos digitais, maior e melhor será o atendimento à população.

“A implementação do protocolo digital representa mais uma medida para modernizar a Prefeitura de Maceió e atender às demandas da sociedade. Enxergamos a oportunidade de tornar as emissões de alvarás e licenças um processo mais simples, que beneficia ambas as partes, o cidadão e a administração pública", afirmou o titular da Semge.

A implantação do protocolo digital para serviços da Sedet, que já existe em outras secretarias, deve acontecer nos próximos meses.

SEMGE

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Rua Barão de Atalaia, 705, Poço.
CEP 57020-150 // Telefone: (82) 3312-5000
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.