Projeto Nova Rede Maceió é apresentado aos representantes de TI do Município

Redação 21/09/2019 às 16:09
Projeto Nova Rede Maceió é apresentado aos representantes de TI do Município

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) apresentou, no último dia 18, na sede da Prefeitura de Maceió, o Projeto Nova Rede Maceió, que trata da interligação de todas as unidades do Município através de rede de fibra ótica de alta velocidade.

Projeto Nova Rede Maceió terá rede de fibra ótica de alta velocidade

O projeto abrange a telefonia móvel, telefonia fixa, rede de dados corporativa e VOIP (Voice Over Internet Protocol), com o intuito de reduzir os gastos, garantir segurança, ampliar os serviços prestados e integrar os órgãos e as secretarias.

Para o secretário municipal de Gestão, Reinaldo Braga, a nova formatação garantiu ao Município não apenas a redução de gastos com telefonia, como também elevou a capacidade do serviço ofertado. “Com a reestruturação de toda a rede de telecomunicações, tivemos um aumento significativo de aproximadamente 30% do número de pontos de rede, ampliando a cobertura, e a economia de 58% no gasto com telefonia móvel e de 36% com rede de dados corporativa. A nossa diretoria de TI também trabalha para otimizar os serviços através do uso de novas tecnologias como o VOIP”, disse o gestor.

O uso da tecnologia VOIP é um dos projetos da DTI, que já está em fase final de implantação e promete reduzir o custo dos contratos de telefonia em mais de 80%. “Será uma economia de mais de R$ 85 mil por mês com esses contratos. Isso é muito positivo, pois o serviço ficará melhor a um custo muito mais baixo”, destaca João Geraldo, diretor de Tecnologia da Informação da Semge.

Segundo Felipe Gomes, coordenador-geral de Controle e Acompanhamento da Semge, o Nova Rede Maceió vai também reestruturar e organizar logicamente todo o parque tecnológico de telemática com o intuito de melhorar os canais de atendimento da Prefeitura. “Estudamos todas as possibilidades de como otimizar os canais visando sempre a excelência no atendimento ao cidadão. Através de tecnologias convergentes, conseguimos além da significativa economia, a reorganização dos fluxos de atendimento ao contribuinte”, ressaltou.

Após a implantação da Nova Rede Maceió, será realizada uma ampla publicidade dos novos canais de atendimento e, para que seja realizada a padronização, será necessário alterar todos os números de telefones fixos da Prefeitura.

O coordenador Jacson Luis, responsável técnico do projeto, foi também o encarregado pela implantação do mesmo serviço na Justiça Federal de Alagoas. “O VOIP já é realidade em alguns órgãos. Na Justiça Federal, por exemplo, logo no primeiro mês, conseguimos uma economia de 70% com gastos em telefonia”, disse.

A Semge, por meio da DTI, possui uma série de serviços ofertados aos diversos órgãos da prefeitura. Além do VOIP, atualmente 36 sistemas estão sendo desenvolvidos. A pasta fornece ainda serviços de suporte (Service Desk), planejamento estratégico, gestão de contratos, elaboração de termos de referência e também desenvolvimento e implantação de sistemas.

Ascom Semge

SEMGE

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Rua Pedro Monteiro, 5 - Centro.
CEP 57020-150 // Telefone: (82) 3312-5000
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.