Prefeitura de Macaé, no RJ, visita Centro de Atendimento ao Servidor para replicar ações
Representantes do município fluminense conheceram o equipamento em Maceió para usar experiências na implantação de uma policlínica
Representantes do município de Macaé, interior do Rio de Janeiro, visitaram nesta quarta-feira (3) o Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor Público Municipal de Maceió, o CAC, no bairro do Centro. O objetivo é conhecer as ações realizadas no equipamento para replicá-las na implantação de uma policlínica no estado fluminense.
De acordo com o diretor de Gestão Administrativa do CAC, Everson Pontes, o contato foi feito há cerca de 20 dias, com o propósito de criar um intercâmbio de informações e experiências. Ele conta que um dos serviços de mais sucesso no local, a fisioterapia, foi uma das ações que chamou atenção das visitantes.
“Na verdade, nós temos várias atividades de sucesso. Eu costumo dizer que existe um link entre todas as atividades desenvolvidas aqui, uma delas voltada para a saúde mental. A gente faz um trabalho com psicólogos e psiquiatras, além da reabilitação com os fisioterapeutas, e trata desde uma doença adquirida no próprio trabalho a problemas familiares. O que chamou a atenção delas foi essa diversidade de atendimentos”, afirmou.
Fabienne Barcelos, coordenadora do programa Casa do Servidor de Macaé, explicou que o trabalho foi iniciado na cidade em maio deste ano, mas ainda como projeto piloto, apenas com servidores da área de recursos humanos. Com a perspectiva de inserir no espaço a parte de medicina do trabalho e prevenção de acidentes, surgiu a necessidade de conhecer ações já consolidadas em outras municípios, por isso a visita a Maceió.
Priscila Castilho, coordenadora do programa Acolher, que também funciona na Casa do Servidor de Macaé, destacou que o objetivo do município fluminense é criar um ambiente acolhedor, e foi o que elas encontraram em Maceió. “A gente percebeu esse acolhimento aqui e é essa a nossa proposta: entender para atender, ser um espaço de cuidado, de atenção, por isso nós unificamos esses serviços”, comentou.
No CAC, em Maceió, são prestados serviços como o de fisioterapia, educação física, educação financeira e enfermagem, além do atendimento humanizado. “A gente se dedica cem por cento à humanização, ao cuidado com as pessoas, ao cuidado que o servidor público nunca teve. Vem desde o planejamento, passa pelas estratégias de atuação até o atendimento em si. E a gente tem recebido retornos dos gestores falando que as pessoas começaram a ser mais produtivas, a ter uma autoestima melhor”, comentou o diretor.
A servidora da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio, Margareth Cavalcante, é uma das pacientes atendidas no local. Ela procurou o espaço porque sentia dores nas costas, por trabalhar muito tempo sentada, e elogia o serviço prestado pelo CAC. "Estou vindo há três meses, duas vezes por semana, e não sinto mais as dores que sentia antes. Me surpreendi com o atendimento. Tenho plano de saúde, mas prefiro aqui, é realmente muito bom”, elogiou.
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