Prefeitura adota novo sistema e melhora qualidade de internet

Redação 11/03/2020 às 10:40
Prefeitura adota novo sistema e melhora qualidade de internet

Próximo passo será a melhoria nos serviços ofertados à população

A Prefeitura de Maceió passou a trabalhar com um novo sistema de rede.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), passou a trabalhar com um novo sistema de rede, o Nova Rede Maceió, que interliga todas as unidades do Município com rede de fibra ótica de alta velocidade. A iniciativa torna o sistema de internet autônomo e proporcionará melhoria na navegação.

Ao se tornar um sistema autônomo, a Prefeitura passa a contar com várias vantagens, como maior quantidade de endereçamento IP e permissão para alocação de endereços IP que são válidos diretamente para clientes, o que melhora a utilização de algumas aplicações e facilita o processo de rastreabilidade de clientes (segurança).

O novo sistema também passa a ter mais possibilidade de implementação de redundância do acesso e de acordos na troca de tráfego. A migração estava programada para acontecer em 24 horas, mas durou apenas uma hora

A internet é um conjunto de todos os dispositivos (computadores, tablets, smartphones, servidores), que estão associados entre si direta ou indiretamente em rede. Para a identificação e a troca de informações, cada dispositivo tem um endereço que é o IP address, o qual também é chamado de IP. A internet só funciona com este endereço IP e para organizar este endereçamento, existe uma entidade organizadora mundial chamada IANA (Internet Assigned Numbers Authority).

Como em uma cidade, para definir o endereço de cada casa, temos a administração pública que define as regras e endereços. O IANA faz esta organização para todos os endereços da internet (IP) através de alguns órgãos, sendo que a entidade regional que atende a América Latina é o LACNIC, sediada no Brasil. A entidade que organiza os endereçamentos é o REGISTRO.BR.

A Coordenação-geral de Contratação de Serviços e Aquisição de Produtos da Semge, após contato com o REGISTRO.BR, conseguiu, sem ônus para a Prefeitura, o privilégio de ter o próprio bloco de endereçamento IP. A implementação do sistema autônomo proporcionará a aplicação de endereçamento IPV6, garantindo uma enorme quantidade de IPs, deixando a Prefeitura de Maceió apta para a Internet das Coisas, que necessitará de um IP para cada item, melhorando a navegação de internet.

O avanço da Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura vai além da rede corporativa. Outros projetos andam em ritmo acelerado, a exemplo do desenvolvimento de diversos sistemas, antigos e atuais, como é o caso do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). “Nossa gestão tem como prioridade a inovação e com a nossa competente equipe técnica, estamos conseguindo andar a passos largos e firmes”, comenta João Geraldo de Oliveira Lima, diretor de Tecnologia da Informação da Semge.

O próximo passo será a aplicação da redundância de rede para garantir alta disponibilidade dos serviços ofertados à população. O coordenador do projeto, Jacson Luís Alves da Silva, detalhou o funcionamento da rede: “a redundância promete disponibilidade da rede em torno de 99,5% ao ano, ou seja, menos de cinco horas de indisponibilidade a cada 12 meses. Trata-se de um número bastante agressivo, mas devido à complexidade e importância da rede, se faz necessário”, explicou.

O processo licitatório que promoverá a melhoria de segurança na rede e a redundância, garantindo alta disponibilidade, está prestes a acontecer. “Esperamos que esse processo licitatório seja realizado até o final deste mês de março”, pontua Felipe Gomes de Oliveira, coordenador-geral de Controle e Acompanhamento de Serviços da Semge.

Secom Maceió

SEMGE

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Rua Pedro Monteiro, 5 - Centro.
CEP 57020-150 // Telefone: (82) 3312-5000
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.