Negociação da data-base segue após reunião entre Secretaria Municipal de Gestão e sindicatos

Há dois anos, gestão do Prefeito JHC investe na valorização salarial do servidor público como a implantação de biênios e benefícios

Matheus Paulino (estagiário)/Ascom Semge 24/03/2023 às 12:00
Negociação da data-base segue após reunião entre Secretaria Municipal de Gestão e sindicatos
Recomposição salarial é pauta de reunião com sindicalistas. Foto: Ascom Semge

Na manhã desta sexta-feira (24), o secretário municipal de Gestão, Ivan Carvalho, se reuniu com diversos representantes sindicais dos servidores municipais para discutir a recomposição salarial da data-base.

A pauta principal da reunião foi o pedido de reajuste salarial apresentado pelos sindicatos, que era de 15%. No entanto, a proposta apresentada pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) foi de 6%. Após a apresentação da proposta, os sindicatos rejeitaram a oferta e manifestaram a intenção de continuar negociando.

Segundo Ivan Carvalho, a proposta apresentada pela Semge foi elaborada com base em critérios técnicos e levando em conta a situação econômica do Município. Ele ressaltou que a gestão do prefeito JHC vem trabalhando para atender às demandas dos servidores públicos municipais.

"A gestão do prefeito JHC tem se empenhado em buscar soluções para atender aos servidores públicos municipais, mas é preciso levar em conta a realidade econômica do Município. Estamos abertos ao diálogo e esperamos chegar a um acordo que seja justo para todas as partes", afirmou o secretário.

Os representantes dos sindicatos destacaram a importância das reuniões e do diálogo com a Secretaria Municipal de Gestão para garantir os direitos dos servidores públicos municipais. Eles ressaltaram que vão continuar negociando para buscar uma proposta que atenda às necessidades dos servidores.

A contraproposta por parte dos sindicatos foi de 7%, desde que seja retroativo à data-base de janeiro de 2023, com a possibilidade do pagamento sendo de forma parcelada.

Gestão garante benefícios aos servidores

Na gestão JHC, foram assegurados direitos históricos, tais como a implantação de três biênios para os servidores e cinco biênios para os profissionais do setor educacional. Adicionalmente, foi garantido o pagamento dos precatórios do antigo FUNDEF, no valor de R$ 170 milhões, juntamente com a quitação retroativa dos biênios, totalizando mais de R$ 250 milhões, em apenas dois anos.

A política de valorização dos servidores públicos do município de Maceió também inclui a oferta de benefícios, como o plano odontológico familiar e a nova junta médica, que deverá ser disponibilizada para os beneficiários nos próximos meses.

Em relação à data-base, as negociações devem continuar nos próximos dias, sendo realizado um novo estudo junto à Secretaria Municipal de Economia (Semec) para aperfeiçoar a proposta atual, frente à contraproposta.

Porém, a proposta apresentada por parte da Prefeitura de Maceió já tinha sido alterada para patamar superior ao da inflação, passando para 6%, e sua aplicação foi antecipada para julho, o que já garantia um ganho real aos servidores em relação à perda inflacionária. A expectativa é que as partes cheguem a um acordo em breve.

SEMGE

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Rua Pedro Monteiro, 5 - Centro.
CEP 57020-150 // Telefone: (82) 3312-5000
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.