Emprega Jovem MCZ tem oportunizado crescimento profissional com cursos gratuitos

Egressos do curso tecnológico gratuito oferecido pela Prefeitura de Maceió destacam as vantagens após a formação profissionalizante

André Aguiar / Secom Maceió 19/09/2022 às 11:15
Emprega Jovem MCZ tem oportunizado crescimento profissional com cursos gratuitos
Ilanny Anuncena aproveitou a oportunidade dos cursos gratuitos para se profissionalizar e hoje atua como assistente administrativa. Foto: Victor Vercant / Secom Maceió

“Me tornei protagonista da minha vida, pois antes agia como uma simples figurante dela". Comenta Ilanny Anuncena, assistente administrativo, 24, que ingressou no mercado de trabalho após fazer o curso do Programa Emprega Jovem MCZ, da Prefeitura de Maceió, em parceria com o Senai/AL. Para ela, a oferta gratuita de cursos profissionalizantes é a oportunidade que os jovens precisam para “ampliar os conhecimentos” e “crescer profissionalmente”.

“Pra mim, a educação representa o futuro. Graças ao acesso que tive ao curso, hoje estou empregada. Além disso, ele mudou o modo como eu me via, pois antes achava que eu não era capaz, mas esse curso me desafiou a atingir a melhor versão de mim mesma. Aprendi que sou capaz de fazer tudo que eu quiser, basta ter determinação e força de vontade”, explica a jovem.

Além de Ilannny, cerca de 700 jovens conquistaram a formação profissional através do programa. A iniciativa é direcionada para jovens (de até 29 anos), baixa renda e moradores da capital alagoana. Nesta quarta edição, 115 estudantes estão matriculados nos cursos de: auxiliar de operações logísticas; almoxarife; pedreiro de alvenaria e; soldador. Os cursos são totalmente gratuitos e têm duração de três meses.

Para o secretário-adjunto de Juventude de Maceió, Rodolfo Barros, o Município deseja garantir aos jovens o acesso à educação e ampliar as chances deles conquistarem um emprego. Segundo ele, ter uma certificação do Senai é uma excelente oportunidade para ingressar em uma carreira.

“Nós estamos vivendo em um momento que o mercado exige uma capacitação profissional e estamos lutando para capacitar cada vez mais o nosso povo. Com essa certificação, a juventude vai poder contribuir de forma qualificada no mercado de trabalho", diz o secretário-adjunto.

Os cursos são resultados de uma ação da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Adjunta de Juventude, e já ofertou quase mil vagas de cursos profissionalizantes em parceria com o Senai. Essa é a quarta edição de ofertas de vagas, com aulas presenciais e cerca de três meses de duração.

Na opinião de Ilanny, “os cursos são ótimos” e têm bastante aplicabilidade no dia a dia. Motivado por ele, a jovem pretende fazer faculdade de administração e sonha administrar a própria empresa.

“Aprendi muita coisa referente à área do setor administrativo, e também sobre empreendedorismo. Aprendi também a trabalhar a timidez e agir de forma confiante em nossa jornada de trabalho, a encarar os desafios e correr atrás dos nossos sonhos. Esse curso foi um divisor de águas em minha vida”, comentou empolgada.

Ela acrescenta que “no mundo de hoje com os preços aumentando absurdamente, estar desempregada é terrível”. Por isso, aconselha aos jovens que “busquem conhecimento, estudem, vão atrás dos seus sonhos e acreditem em vocês mesmos”.

A jovem ainda faz um apelo as instituições para “que novas oportunidades como este curso apareçam. Os jovens precisam ser incentivados, motivados principalmente na questão do primeiro emprego”, finaliza Ilanny.

Emprega Jovem MCZ tem facilitado a profissionalização na capital alagoana. Foto: Júnior Bertoldo / Secom Maceió
Emprega Jovem MCZ tem facilitado a profissionalização na capital alagoana. Foto: Júnior Bertoldo / Secom Maceió
SEMGE

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Rua Pedro Monteiro, 5 - Centro.
CEP 57020-150 // Telefone: (82) 3312-5000
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.