CAC ultrapassa 23 mil atendimentos a servidores públicos de Maceió

Centro de cuidados possui mais de 10 serviços gratuitos como fisioterapia, nutrição, educação física, reeducação financeira, psicologia e psiquiatria

Gleycyanny Romão/Secom Maceió 05/03/2024 às 17:03
CAC ultrapassa 23 mil atendimentos a servidores públicos de Maceió
Francisca Leite é servidora da Secretaria Municipal de Educação há 44 anos e faz fisioterapia no CAC. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Inaugurado desde agosto de 2023, o Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor de Maceió (CAC) já ultrapassa 23 mil atendimentos. O projeto é resultado de mais um trabalho da Prefeitura de Maceió em valorização ao funcionalismo público que garante o bem-estar e a saúde laboral de quem atua na gestão municipal.

Com a abertura do espaço, os funcionários públicos do município de Maceió, comissionados, estagiários, aposentados e prestadores de serviço podem agendar consultas, de forma gratuita, na área da saúde preventiva e cuidados físicos e mentais, incluindo pilates, fisioterapia motora, fonoaudiologia, psiquiatria, psicologia, serviço social, nutrição, educadores físicos e reeducação financeira.

O diretor administrativo do CAC, Everson Pontes, afirma que durante anos o servidor público de Maceió foi esquecido e, com a gestão JHC, a iniciativa já está transformando vidas nos aspectos físico, moral e psicológico. 

“A proposta é reabilitá-los para que eles possam voltar ao seu local de trabalho e desenvolver suas funções, coisa que, durante anos, foram afastados por uma dor no punho, às vezes uma tendinite, uma postura no trabalho. Um serviço que tem impactado muito é a reeducação financeira, essa problemática é o que tem causado muita depressão e ansiedade por conta das dívidas”, relatou.

Vicente Dantas é servidor da Secretaria Municipal de Gestão há 42 anos e elogia o tratamento recebido pelos profissionais do CAC. 

“Eu tive um problema no joelho e no braço, comecei a fazer fisioterapia e já estou bem melhor. Eu tenho o fisioterapeuta como um filho, é um excelente profissional. Além de ter um atendimento de qualidade, é tudo gratuito e economizo R$ 70,00 ou R$ 100,00 de cada consulta, é ótimo porque não atrapalha nas despesas, cuidamos da saúde e voltamos a trabalhar com disposição”, diz. 

Anthony Cavalcanti, fisioterapeuta que realiza o tratamento em Vicente, destaca que é gratificante promover saúde e qualidade de vida aos servidores em virtude das longas jornadas de trabalho. “Os profissionais têm muitas dores, sejam elas físicas ou psicológicas. Através do CAC a gente consegue trazer essa reabilitação, temos uma estrutura completa e de primeira linha que consegue atender uma grande demanda de funcionários”, afirmou.

Para agendar o atendimento, os servidores podem entrar em contato via WhatsApp pelos números: (82) 99974-9740 ou  (82) 99427-0674, como também podem comparecer presencialmente. Quem já está munido do termo de encaminhamento expedido pela comissão existente na junta médica, também pode realizar o agendamento pelo WhatsApp ou de forma presencial. 

Para realizar o cadastro, os servidores devem apresentar os documentos necessários, como RG, CPF, comprovante de residência e matrícula, este último junto à secretaria em que está lotado. 

O CAC está localizado na Rua Oliveira e Silva, número 138, no Centro de Maceió, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

SEMGE

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Rua Barão de Atalaia, 705, Poço.
CEP 57020-150 // Telefone: (82) 3312-5000
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.