Prefeitura promove bem-estar com atividades esportivas em Maceió
Ações gratuitas ganham espaços públicos da cidade em unidades da Academia do Povo

A capital alagoana se destaca como uma cidade onde políticas públicas voltadas para o bem-estar da população podem transformar vidas, principalmente para quem mais precisa. Os exemplos são os projetos postos em prática pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, que executa nas comunidades mais vulneráveis projetos esportivos de inclusão.
Além de incentivar atividades físicas, as iniciativas também promovem a saúde mental e a convivência social. Com ações gratuitas e inovadoras como as Academias do Povo, o Funcional Para Todos, e outros projetos como o Praia Acessível, Viva Vôlei e o Gigantes no Esporte, a cidade escreve uma nova história de transformação e superação na vida dos maceioenses.
Exemplo de vida e superação
Andréa Omena teve que superar inúmeros desafios na vida. Um deles está sendo o tratamento contra o câncer de mama, além de cuidar da ansiedade e da depressão, depois que o marido faleceu. “Foram a corrida e a atividade física que me ajudaram a liberar a dor, a tristeza, e me deram forças para seguir", diz.
Sem a possibilidade de arcar com custos de academias particulares, Andréa relata que fazer atividade física foi fundamental para se recuperar depois da quimioterapia, ao manter a mente voltada a pensamentos positivos e a fortalecer o corpo, sendo uma ferramenta de resistência, autoestima e recuperação emocional. A usuária também destaca a colaboração dos profissionais de educação física que trabalham nos equipamentos como a Academia do Povo que ela frequenta.
O impacto positivo do esporte na vida de Andréa não é uma exceção. Muitos moradores de Maceió encontram nas ações da prefeitura uma nova forma de viver. O Funcional Para Todos, por exemplo, é uma iniciativa que atrai uma diversidade de pessoas, desde crianças até idosos, ao oferecer treinos funcionais gratuitos em locais acessíveis, como a Praça Gerônimo Siqueira, na praia de Pajuçara.
Atividades como agachamentos, corridas e alongamentos trazem não apenas melhorias na saúde física, mas também gera um ambiente de convívio social fundamental para o fortalecimento da comunidade.
Persistência
Outro exemplo de superação é o da aposentada e moradora do Reginaldo (Poço), Iara Cândido, 65 anos. A aposentada encontrou no esporte uma solução para tratar as dores crônicas que limitavam as atividades diárias, quando soube dos projetos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Maceió na comunidade.
Iara é uma frequentadora assídua do projeto Funcional para Todos e ainda participa das aulas de zumba e musculação três vezes por semana em cada modalidade. “Eu já gostava de praticar caminhadas com as minhas amigas, mas quando soube do acesso gratuito aos serviços, fiquei muito feliz. Eu não teria condições de pagar uma academia particular”, revela.
Nos primeiros dias de treino, a dor ainda era intensa, mas o acolhimento dos professores foi essencial para Iara persistir com as atividades. "Agora, eu acordo às 5h da manhã, vou para a academia, cuido da casa, costuro e faço crochê. À tarde faço funcional e à noite vou para a zumba. Não sinto mais dor, e ainda posso brincar com meus seis netos e quatro bisnetos. Jogo bola com eles o tempo todo", comemora.
Inclusão
As Academias do Povo promovem de forma significativa a inclusão esportiva para os maceioenses. As unidades funcionam em localidades como a Jatiúca, Feitosa, Praia do Sobral, Reginaldo (Poço), Fernão Velho, Ouro Preto e Vergel do Lago. Todos os equipamentos possuem infraestrutura de qualidade e profissionais capacitados para orientar a prática de atividades físicas.
Os espaços frequentados pelos usuários também se transformaram em ambientes de convívio social, ainda auxiliam na redução do sedentarismo e promovem mudanças positivas no modo de vida da população, ao oferecer mais qualidade de vida.
A matrícula é feita de forma on-line pelo aplicativo MUDE-Yoga e Fitness. Para frequentar as unidades, é preciso doar dois pacotes de leite por mês. Os alimentos são destinados a instituições filantrópicas e projetos sociais.
O secretário de Esportes de Maceió, Francisco Nascimento (Chicão), reforça que à medida que o esporte se consolida como uma ferramenta de inclusão e transformação social, a cidade se torna um exemplo de como políticas públicas voltadas para o esporte podem mudar a realidade de quem mais precisa.
O secretário também enfatiza que, com cada vez mais pessoas engajadas em atividades que promovem a inclusão, a saúde e a convivência, Maceió propicia aos moradores não apenas se tornarem mais ativos, mas também mais unidos e confiantes.
“O acesso à atividade física e à convivência social oferecido por programas como o Viva Vôlei e o Gigantes no Esporte não só proporciona saúde física, mas também cria um sentido de pertencimento e comunidade”, conclui Chicão.
Secretaria Municipal de Esporte
Endereço: R. Zacarias de Azevedo, 187 - Centro, Maceió - AL, 57020-470
Telefone Whatsapp: (82) 8106-4348
E-mail: [email protected]