Prefeitura promove banho de mar assistido para idosos da Casa do Pobre de Maceió

Ação ocorreu nesta terça-feira (14), na orla de Pajuçara

Shelton Melo/ Ascom Semesp 14/05/2024 às 18:30
Prefeitura promove banho de mar assistido para idosos da Casa do Pobre de Maceió
Secretaria Municipal Esportes beneficia população alagoana e turistas com ações do Praia Acessível. Foto: Ascom Semesp

Idosos assistidos pela Casa do Pobre de Maceió, instituição beneficente localizada no bairro Vergel do Lago, tomaram banho de mar na praia de Pajuçara, na manhã desta terça-feira (14), graças ao projeto Praia Acessível, coordenado pela Secretaria Municipal Esportes (Semesp). A atividade ocorreu nas imediações da Praça Gerônimo Siqueirana

A ação promoveu banho de mar assistido para vários residentes da instituição, com auxílio das cadeiras anfíbias, equipamentos que permitem o deslocamento na areia, e que a pessoa flutue na água, além de ampla experiência de praia aos cadeirantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“O idoso já não tem mais aquela disposição quando somos mais jovens, mas isso não significa que eles não podem apreciar momentos como esse. Então, levá-los à praia, possibilitar que sintam a areia, a brisa e tomem o banho de mar, é muito bom, e algo inédito. Espero que aconteça mais vezes. Agradeço à Semesp por nos proporcionar isso”, disse Catarina Castello Branco, responsável técnica pela Casa do Pobre de Maceió.

“O Praia Acessível busca garantir que pessoas com deficiência possam se divertir, com segurança, em nossa linda capital. Turistas quando veem pra Maceió, buscam o serviço, que já foi destaque em sites nacionais. Temos equipamentos e uma equipe preparada para promover lazer e diversão para quem mais precisa. A ação promovida hoje evidencia ainda mais a importância e o alcance que tem o projeto”, reiterou Francisco Carlos do Nascimento (Chicão), secretário de Esporte de Maceió.

Casa do Pobre de Maceió

Segundo Catarina Castello Branco, a Casa do Pobre de Maceió é instituição filantrópica que existe desde 1932, sendo uma das mais antigas para idosos no estado. Destinada ao acolhimento de pessoas 60+, em situação de vulnerabilidade social, a instituição atende atualmente 39 residentes. São 23 mulheres e 16 homens que moram na instituição.

Praia Acessível

A Prefeitura de Maceió oferece o serviço no espaço Praia Acessível, localizado na Praça Gerônimo Siqueira, na orla de Pajuçara. Turistas e maceioenses podem solicitar gratuitamente as cadeiras anfíbias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Durante o horário de funcionamento, a coordenação do projeto disponibiliza, no local, uma equipe com profissionais capacitados para orientar sobre o uso do equipamento e os cuidados necessários.

Aos finais de semana e feriados ou durante a semana, o empréstimo dos equipamentos deverá ser agendado com no mínimo 48 horas de antecedência, através do telefone (82) 9 8106-4348.

SEMESP

Secretaria Municipal de Esporte

Endereço: R. Zacarias de Azevedo, 187 - Centro, Maceió - AL, 57020-470
Telefone Whatsapp: (82) 8106-4348
E-mail: semesp@gmail.com