Prefeitura beneficia estudantes do Jacintinho com projetos esportivos

Mais de 300 crianças e adolecentes participaram de aulas de futsal, handebol e vôlei neste mês

Shelton Melo/ Ascom Semesp 27/05/2024 às 18:20
Prefeitura beneficia estudantes do Jacintinho com projetos esportivos
Aulas gratuitas de iniciação às modalidades esportivas são realizadas no Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho. Foto: Ascom/Semesp

Mais de 300 crianças e adolescentes que moram no bairro Jacintinho tiveram aulas de vôlei, handebol e futsal durante esse mês graças aos projetos sociais Viva Vôlei e Gigantes no Esportes, coordenados pela Secretaria Municipal de Esportes de Maceió (Semesp).

As aulas gratuitas de iniciação às modalidades esportivas são realizadas no Ginásio Arivaldo Maia, localizado no Jacintinho, equipamento de esporte e lazer dedicado à população. O objetivo é educar estudantes de 7 a 14 anos por meio do esporte.

Na manhã desta segunda-feira (27), mais de 40 estudantes participaram das aulas de vôlei, como a pequena Alice Trindade, que está no projeto há mais de um mês. “Ela adora a parte recreativa. Não quer perder uma aula”, comentou o pai Evandro Sampaio.

Francisco Carlos (Chicão), secretário de Esportes de Maceió, destacou que a adesão do público é reflexo da divulgação contínua do projeto em escolas na região.

“O Gigantes no Esportes e o Viva Vôlei são projetos voltado para estudantes de 8 a 14 anos de baixa renda que estudam na rede municipal ou estadual de ensino. No começo, tínhamos só aulas de vôlei. Expandimos: agora também promovendo futsal e handebol. Uma equipe da secretaria acompanha de perto os alunos, e vem divulgando a iniciativa em escolas de Maceió, sempre em contato com pais ou responsáveis. A procura deles pelos projetos nos deixa muito felizes pois mostra que todo esforço da Prefeitura de Maceió em promover inclusão, através do esporte, tem valido muito a pena”, destacou o secretário.

À tarde, durante os jogos de futsal e handebol, o ginásio também ficou cheio. O desejo de pisar em quadra, jogar bola, marcar o gol no adversário e socializar atraiu mais de 50 jovens. Todos se divertiram, com a devida orientação de uma equipe da Semesp.

Luan Edgar, 13 anos, foi um dos participantes. Desde 2023, o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino, usa o tempo livre no contraturno para praticar o esporte de sua preferência, o futebol.

Lindinalva Maia, mãe de Luan, sempre vai assistir as partidas. “Desde que ele começou a brincar, melhorou o comportamento em casa. Está mais calmo. É muito importante essa rotina para ele fazer novos amigos”, disse.

Gigantes no Esporte e Viva Vôlei

As aulas de vôlei são realizadas segunda, quarta e sexta, das 8h30 às 11h; e terça e quinta, das 13h às 16h30. Já as de futsal e handebol ocorrem no horário oposto: segunda, quarta e sexta, das 13h às 16h30, e terça e quinta, das 8h às11h.

Como realizar a inscrição

Para que o estudante participe dos projetos, os pais ou responsáveis devem comparecer ao local no horário das aulas e preencher uma ficha de inscrição, informando documentos da pessoa (RG ou CPF).

A Semesp recomenda que, uma vez realizada a inscrição, o interessado utilize roupa confortável para participar das atividades, a exemplo de short ou bermuda, meia e uma camiseta, com ou sem mangas.

SEMESP

Secretaria Municipal de Esporte

Endereço: R. Zacarias de Azevedo, 187 - Centro, Maceió - AL, 57020-470
Telefone Whatsapp: (82) 8106-4348
E-mail: semesp@gmail.com